GNU Linux-free Kernel 4.19 é lançado

Usuários que fazem questão de ser 100% ‘livres’ já podem contar com uma nova versão do kernel. Com a chegada do Linux Kernel 4.19, uma nova versão do Kernel GNU Linux-Free está disponível agora. Ele possui todos os benefícios da versão “normal”, mas sem nenhum driver proprietário. Então, confira aqui que o GNU Linux-free Kernel 4.19 é lançado.

Baseado em Linux Kernel 4,19,  ele vem com:

Cópias gratuitas todos os novos recursos, incluindo o EROFS experimental (sistema de somente leitura melhorou);

Suporte inicial para o protocolo Wi-Fi 6 (802.11ax) e atenuações para falhas de segurança e L1FT SpecterRSB.

Embora o Kernel 4.19 do GNU Linux-Free ofereça todos os benefícios encontrados no Linux Kernel 4.19, ele não inclui código proprietário. Os drivers omitidos incluem o Aspeed ColdFire FSI Master, o MT76x0U e o MT76x2U Wi-Fi, o MTk Bluetooth UART, bem como o Keystone e o Qualcomm Hexagon Remoteproc.

Além disso, GNU Linux-Kernel 4.19 tem atualizações grátis drivers para AMD GPU, GPU Adreno, brcmfmac, Mellanox/mlxsw, Intel driver de som Skylake e Silead driver para telas sensíveis ao toque. Igualmente, silencia vários avisos de compilação nas funções reject_firmware.

GNU Linux-Free Kernel 4.19 quer que seu PC seja 100% gratuito

Se você quer construir um computador com software totalmente grátis, você deve instalar o GNU Linux-Libre Kernel 4.19. Ele funciona com quase todas as distribuições do Linux e é um substituto perfeito para o Kernel do Linux.

É claro que só recomendamos fazer a alteração se você tiver certeza do que está fazendo. Linux Kernel traz muitos drivers proprietários que você pode precisar e substituí-lo pode deixar seu sistema obsoleto.

Então, se você tem hardware que não requer drivers proprietários, vá em frente e faça o download do kernel GNU Linux-libre 4.19 agora mesmo.

Via

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

SUSE quer expandir programa acadêmico em todo o mundo

Previous article

Ubuntu 19.04 já tem data de lançamento e recursos planejados

Next article

You may also like

More in Notícias