Com o lançamento do Chrome 84 em 12 de julho de 2020, o Google anunciou planos para ativar seu novo sistema anti-notificação no Chrome conhecido internamente como a “interface de usuário com permissão de notificação mais silenciosa”. Assim, esse componente do Chrome impede que os sites mostrem solicitações de notificação, que ficam ocultas em um ícone na barra de URL do Chrome (no desktop) ou em uma barra de ferramentas (no celular).
Os sites que usam as notificações da maneira certa terão permissão para mostrar notificações, desde que não incomodem os usuários ou se envolvam em práticas obscuras.
Google vai ativar um sistema de anti-notificação do Chrome
Segundo o Google, o Chrome começará a bloquear e ocultar todos os pop-ups de notificações “projetados para enganar ou forçar os usuários a permitir notificações”.
Isso inclui solicitações de notificação que forçam os usuários a permitir notificações para obter acesso ao conteúdo do site; solicitações de notificação precedidas por pré-avisos enganosos; pop-ups de notificações semelhantes a mensagens de bate-papo, avisos ou diálogos do sistema; sites que, depois de receberem aprovação para mostrar notificações do navegador, usam-nas para roubar informações pessoais ou induzir os usuários a compartilhar informações pessoais; sites que, depois de receberem aprovação para mostrar notificações do navegador, usam as notificações para promover, hospedar ou vincular malware ou software indesejado.
O Google diz que todos os sites capturados usando uma dessas técnicas terão a capacidade de solicitar aos usuários bloqueada no Chrome.
Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fonte: ZDNET
Leia mais:
Os bugs de segurança do Chrome são problemas de memória
Chrome para desktop apresenta inúmeras novas ferramentas de segurança
Google Chrome começará a bloquear anúncios que utilizam muitos recursos