Tutoriais

13/01/2022 às 15:39

41 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Guia fácil e completo para você intalar o Fedora Linux sem nenhuma complicação! Todos os passos ilustrados e comentados!

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

O Fedora Linux é uma distribuição gratuita e popular. Inclusive, ela sempre figura em nossa lista onde mostramos quais as melhores distribuições Linux de todos os tempos. Este é um guia passo a passo para instalar o Fedora Linux.


Este artigo é indicado para iniciantes que querem instalar o Fedora Workstation pela primeira vez em seu computador. Antes disso, separamos alguns artigos relevantes para você ler.

Baixando a imagem ISO do Fedora 35 Workstation para instalação

A primeira coisa que precisamos fazer é o download da imagem de DVD do Fedora. O Fedora é gratuito e no site do projeto há vários sabores distintos. Mas, para a nossa instalação do Fedora vamos usar a versão Workstation. O Fedora Workstation é justamente a versão oficial criada para instalação em computadores. Assim, você estará com diversas aplicações focadas para uso doméstico ou empresarial.

Clique no botão abaixo para fazer o download do Fedora Workstation:

Saiba gravar a imagem ISO do Fedora Workstation no pendrive

A gente sabe que hoje em dia ninguém mais utiliza as mídias de DVD, então você precisa gravar a imagem do Fedora no pendrive. Não se preocupe, temos alguns tutoriais para te ajudar, e são eles:

Instalando o Fedora Linux Workstation no PC

Para começar, lembre-se de ajustar na BIOS do seu computador a sequência de boot. É justamente essa sequência que fará com que o Fedora que gravamos no pendrive inicie na máquina. Se tudo estiver certo com o seu pendrive, verá a seguinte tela em seu computador. Além disso, esse guia pode ser utilizado para instalar qualquer versão do Fedora.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Na tela acima, você tem vários menus. Para nossa instalação do Fedora vamos utilizar o primeiro "Start Fedora-Workstation-Live 35". Assim, o Fedora vai carregar em nosso computador sem instalar. Mas, uma dica, sempre que você observar o termo "live" em qualquer distribuição, saiba que indica que será iniciado todo o ambiente, mas sem instalar.

Agora, utilizando a seta do teclado selecione a primeira opção "Start Fedora-Workstation-Live 35" e pressione ENTER, aguarde o carregamento completo do sistema. Observe que ao selecionar a opção fica na cor branca.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Após pressionar o ENTER, aguarde o sistema carregar, provavelmente você verá a tela abaixo:

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Testando ou instalando o Fedora Workstation no PC

Na tela abaixo, após o carregamento do sistema haverão duas opções. Na primeira, "Try Fedora" é para apenas testar o Fedora sem instalar nada no computador. Assim, caso você tenha o Windows ou outro sistema instalado no seu HD, poderá testar o Fedora sem mudar nada fisicamente no seu computador. Mas, na segunda opção, "Install to Hard Drive", é indicada para quem quer instalar o Fedora Linux no computador.

Em geral, as pessoas vão logo direto para a instalação no HD. Mas, você pode testar o Fedora e depois avaliar se segue com a instalação ou não.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Instalação do Fedora Workstation no disco

Para instalar o Fedora no seu computador, com o mouse escolha a opção "Install to Hard Drive". Após clicar, você verá uma outra tela onde vai configurar o idioma. Mas, é provável que tudo seja detectado automaticamente, do contrário basta escolher o seu idioma na lista.

Selecione o idioma e clique no botão azul "Continuar".

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Particionamento de disco no Fedora

Agora, precisamos instalar o Fedora no HD. Mas, como estamos tratando de um tutorial de instalação para iniciantes, o Fedora também conta com um processo de particionamento automatizado. Particionar o HD é, em resumo, criar partições para instalar o sistema e armazenar seus arquivos pessoais.

Ainda na tela "Resumo da instalação", observe 3 itens. Teclado, onde foi definido o nosso idioma. Hora e data, para o nosso fuso e Sistema, sendo justamente onde o particionamento automático será feito.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Contudo, se você pôr a seta do mouse sobre o "Destino da instalação" um texto descritivo será exibido na cor preta, veja:

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Agora, clique no item "Destino da instalação" e aguarde a próxima tela. Observe que no bloco "Configurações de armazenamento" a opção está marcada como "Automático". Saiba que é isso mesmo que precisamos, você não terá trabalho com nada. No topo da janela, há um botão azul "Feito", clique sobre ele para continuar.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Uma rápida verificação será feita, e logo vamos retornar a uma tela semelhante à primeira que vimos.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

No caso inferior direito, o botão na cor azul "Iniciar a instalação" será exibido e estará ativo. Para continuar com a instalação do Fedora clique sobre este botão. Neste momento, o Fedora vai particionar o seu HD e vai formatar.

Assim, agora você só precisa aguardar. Durante essa etapa tudo será feito para que o Fedora Workstation seja instalado corretamente no computador. Esse tempo, vai depender do poder de processamento do seu computador. Aproveite para tomar um café.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!
Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

E a última tela do instalador do Fedora Workstation!

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Por fim, clique no botão azul no canto inferior direito "Finalizar a instalação"! Quando clicar o sistema vai fechar o assistente de instalação. E agora vamos reiniciar o sistema, ou você pode continuar testando o Fedora. No entanto, se continuar testando o Fedora sem reiniciar, estará no modo live que falamos antes. Quando reiniciar, lembre-se de remover o pendrive ou o DVD que usou para instalar, ou o processo de instalação vai começar novamente.

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Pronto! O Fedora está totalmente instalado!

Guia passo a passo para instalar o Fedora Linux!

Reiniciando o Fedora Workstation - Pós instalação

Para reiniciar o sistema, observe o canto superior direito. Nele, você verá um botão semelhante ao power que temos em nosso controle remoto. Clique nele, depois clique em "PowerOff/LogOut", um novo menu será aberto, e a opção "Restart" será exibida. Para reiniciar o Fedora clique no menu "Restart" e aguarde!

Quando você clicar para reiniciar, um caixa de diálogo vai ser exibida com um temporizador de 60 segundos. Assim, caso você não clique em nada ele vai reiniciar sozinho após 60 segundos. Para não precisar esperar clique no botão "Restart" na mesma caixa de diálogo que foi aberta.

Iniciando as configurações do Fedora - Pós instalação

Agora que já finalizamos todo o processo de instalação do Fedora, vamos para o momento as configurações. Mas não se preocupe, tudo é muito simples e dinâmico. A seguinte tela será exibida:

Clique no botão azul "Iniciar as definições". Na próxima tela defina as configurações de privacidade, neste item você deve escolher o que permitir ou não. Para desativar, basta clicar na chave azul ao lado das opções.

Repositórios de terceiros no Fedora Workstation - Pós instalação

Na próxima tela vamos configurar os repositórios de terceiros. Repositórios é o nome dado ao local onde os softwares ficam armazenados. É por ele que vamos baixar e instalar os programas que precisamos, não só no Fedora, mas os repositórios estão presentes em todas as distribuições Linux. Como exemplo, é como se eles fossem o Google Play ou a Apple Store, só que do Linux.

Nós recomendamos a ativação dos repositórios de Terceiros, para isso, clique na chave ao lado que está na cor cinza, quando ativado ficará azul. Depois clique no botão superior "Próximo" para continuar, veja:

Antes:

Depois:

Aguarde até que as alterações sejam salvas! É provável que neste momento a próxima tela não seja exibida rapidamente como vinha sendo. Essa demora, é devido à necessidade de algumas alterações que fizemos. Aguarde até que a próxima tela seja exibida.

Nesta opção você poderá integrar ao Fedora os serviços de nuvem que você utiliza. Basta clicar sobre a opção deseja e preencher os dados de login e senha. Mas, caso não queira fazer isso agora, clique no botão superior direito "Ignorar".

Criando login e senha no Fedora Workstation - Pós instalação

Agora, precisamos criar um usuário para o Fedora. Observe que há dois campos a serem preenchidos. O primeiro é o seu nome completo, ou apenas o seu nome e sobrenome. Neste primeiro campo você pode escrever seu nome normal com letras maiúsculas, acentos. O segundo campo é o nome de usuário, neste segundo campo recomendamos utilizar o seu nome em minusculo, sem acentos ou asteriscos.

Mas, observe que ao preencher o seu nome o campo "nome de usuário será preenchido". Mas, caso não queria o nome de usuário preenchido, você pode alterar. Clique novamente o botão superior "Próximo" para continuar.

Nome de usuário alterado para o que eu quero.

Definindo uma senha para o seu usuário no Fedora - Pós instalação

Digite uma senha para o seu usuário. Essa senha será utilizada sempre que você for entrar no sistema ou instalar algum aplicativo.

Observe que ao digitar a senha, os caracteres serão ocultos. E você verá apenas circulos.

Pronto! Instalamos e configuramos o Fedora Linux em sua versão Workstation! Agora, clique no botão azul "Começar a usar o Fedora Linux"!

Conhecendo um pouco mais sobre o Fedora

Agora que já concluímos a instalação do Fedora no seu computador. Note que depois que clicar no botão anterior a janela a seguir será exibida. Nela você verá o nome GNOME. Nesta mesma janela você pode fazer um tour para aprender a usar o GNOME ou clicar em "Não, obrigado. GNOME é o nome do ambiente padrão do Fedora Workstation, mas você também pode conhecer outros ambientes através do artigo que separamos:

No entanto, você pode instalar no Fedora quantos ambientes quiser. Mas, se você quiser conhecer outros sabores do Fedora que já possuem estes ambientes instalados também temos o link. Conheça o Fedora Spins, lá estão todos os sabores do Fedora com os mais populares ambientes de Desktop para Linux. E o melhor, o processo de instalação deles é semelhante a este que fizemos.

Tela inicial do Fedora - Pós instalação

Note que a tela inicial do Fedora não há ícones ou menus aparecentes.

Para que o menu seja exibido, como a tela abaixo. Você precisa clicar no canto superior esquerdo no item "Atividades":

Primeiras impressões da tela do Fedora com GNOME

Observe que ao clicar no menu "Atividades", vão aparecer uma barra, chamamos ela de Dock.

Note que da esquerda para direita, temos:

  1. Navegador web Mozilla Firefox
  2. Calendário
  3. Gerenciador de arquivos
  4. Loja de aplicativos
  5. Menu com todas as opções gerais

Firefox no Fedora:

Calendário:

O gerenciador de arquivos é parecido com o do Windows, veja:

E a loja de aplicativos. É por ela que você vai instalar todos os aplicativos que quiser no Fedora. Claro, você também pode utilizar Terminal Linux, mas apenas quando estiver mais experiente.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Conhecendo e instalando aplicativos pelo GNOME Programas no Fedora

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Na tela anterior, vimos alguns aplicativos pré-instalados no Fedora e um deles é o GNOME Programas. Note que ao clicar no botão azul Navegar no Programa, a central de aplicativos será carregada e exibida.

As principais categorias serão exibidas. Mas note que na barra de título na janela abaixo temos 3 itens. Explorar, Instalado e Atualizações.

Explorar: Conheça todas os programas disponíveis para você instalar no Fedora. Nos botões maiores estão as principais categorias.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Instalado: Aqui estarão todos os aplicativos instalados no Fedora. Note também que ao lado há o botão desinstalar, você pode remover algum aplicativo que não queira.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Atualizações: Aqui estarão todas as atualizações do sistema e dos aplicativos. No caso abaixo, o Fedora já baixou e instalou o que foi necessário. Desta forma, note que há um botão "Reiniciar e atualizar", quando clicar nele uma nova checagem será feita e o sistema será reiniciado para aplicar as alterações.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Instalando aplicativos no Fedora pelo GNOME Programas - Interface Gráfica

Para instalar o seu primeiro programa no Fedora é simples. Ainda no GNOME Programas, clique na categoria ou utilize o campo de busca para fazer uma pequenas pesquisa. Mas, você também pode conhecer uma lista vasta com vários aplicativos.

São 50 programas que estão presentes na maioria das distribuições. Nem todos os programas do Windows estão no Linux. No entanto, na lista você vai poder conhecer o que cada um faz e para que serve.

Exemplificando: Cliquei na categoria "Criação"

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Agora, veja a tela a seguir. Note que foi exibido todos os softwares para criação e edição de texto, imagem, vídeo e áudio.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Agora, seguindo o exemplo. Digamos que eu queira instalar o Audacity. Para instalar o Audacity no Fedora, clique sobre ele e em seguida clique no botão azul "instalar":

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Agora, aguarde até que a instalação seja concluída:

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Quando concluir o botão azul mudará para abrir, só clicar que o programa será aberto:

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!
Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!
Para maximizar a tela clique duas vezes na barra de título. E para minimizar clique também duas vezes na barra título.

Uma curiosidade. Na mesma central de programa você encontrará uma breve descrição do aplicativo. Como também avaliações de usuários.

Desinstalando programas pelo GNOME Programas no Fedora

Se por ventura você queira desinstalar o programa. Vamos revisar. Clique no menu "Instalado" e localize na lista o software que você quer desinstalar.

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Agora, clique no botão azul "Desinstalar" e aguarde a conclusão do processo!

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Agora confirme clicando no botão vermelho "Desinstalar" ou cancele:

Saiba como instalar o Fedora Linux! Tutorial completo!

Sobre a instalação da distribuição Linux Fedora para iniciantes

O Fedora é uma das distribuições Linux populares e recomendadas para iniciantes. Além da sua estabilidade, a Comunidade Fedora é gigante e você pode aprender muito com eles. Além disso, também temos o nosso grupo no Telegram, busque por @sitesempreupdate e converse com a gente. Esperamos que você tenha aprendido como instalar o Fedora Linux e que repasse o conhecimento.

Esperamos que você tenha gostado do nosso guia sobre como instalar o Fedora! Além disso, vamos deixar alguns links extras para você aprender um pouco mais sobre o mundo Linux!

Até a próxima!

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×