in

ISO de novembro de 2020 da KaOS Linux adiciona KDE Plasma 5.20 com Plasma System Monitor

Veja outras características da distribuição baseada no Arch Linux.

O novo Plasma System Monitor está na ISO de novembro de 2020 da distribuição KaOS Linux que também adiciona KDE Plasma 5.20. O anúncio é dos desenvolvedores da distribuição. Portanto, já é possível fazer o download e aproveitar algumas das tecnologias GNU/Linux mais recentes e a versão mais atual do ambiente de desktop KDE Plasma.

A imagem ISO de novembro de 2020 está aqui dois meses após a atualização de setembro de 2020. Vem com todos os os softwares e atualizações de segurança mais recentes. Como você sabe, KaOS Linux é uma distribuição orientada para KDE, então com esta nova imagem ISO você está obtendo a versão mais recente do ambiente de desktop Plasma.

Nesta atualização, você encontrará KDE Plasma 5.20.3, KDE Applications 20.08.3 e KDE Frameworks 5.76.0, todos construídos com o Qt 5.15.1. Essas atualizações de software do KDE trazem muitas melhorias e correções de bugs, dando aos usuários um impulso na estabilidade e segurança do ambiente de desktop Plasma. Isso fica mais notório pois a versão anterior conta com o KDE Plasma 5.19.

KaOS 2020.09 vem com Linux 5.7 e Plasma 5.19.5

Entretanto, isso não é tudo, pois você também receberá alguns softwares mais novos. Um deles é o novíssimo Plasma System Monitor. Este é  um novo aplicativo para monitorar recursos do sistema com estilo, usando uma interface de usuário moderna. No entanto, ele não é instalado por padrão, então você terá que instalá-lo manualmente a partir dos repositórios.

Plasma System Monitor is a Modern System Stats App for KDE - OMG! Ubuntu!

ISO de novembro de 2020 da KaOS Linux adiciona KDE Plasma 5.20 com Plasma System Monitor

O Plasma System Monitor foi projetado para ser enviado por padrão com a série Plasma 5.21 e é um substituto imediato do KSysGuard. Também incluído neste lançamento está a expressão incorporável SeExpr do Walt Disney Animation Studios para o Krita 4.4 e o Astrometric Plate Solver para o KStars.

Os desenvolvedores KaOS atualizaram o Calamares com uma nova opção que permite aos usuários usar um arquivo de troca em vez de uma partição de troca. Além disso, a ISO de novembro de 2020 do KaOS Linux ainda é alimentado pela série do kernel Linux 5.8, que atingiu o fim da vida no início deste mês. Da mesma forma, inclui um conjunto de ferramentas atualizado que consiste no GCC (GNU Compiler Collection) 10.2, GNU Binutils 2.35.1, Biblioteca GNU C (Glibc) 2.32.

“Uma grande parte da distribuição foi reconstruída neste novo conjunto de ferramentas, incluindo uma pilha Glib2 atualizada para 2.66”, disseram os desenvolvedores no anúncio de lançamento.

Outras atualizações dignas de nota incluem:

  • a pilha gráfica Mesa 20.2.2;
  • NetworkManager 1.26.4;
  • OpenVPN 2.5.0;
  • Texlive 2020;
  • GMP 6.2.1;
  • CMake 3.19.0;
  • Ruby 2.7.2;
  • Git 2.29.2;
  • OpenCV 4.5.0;
  • e Poppler 20.11.0.

Você pode baixar a imagem ISO de novembro de 2020 do KaOS Linux agora mesmo do site oficial ou usando o link de download direto abaixo. Visto que KaOS Linux é uma distribuição de lançamento contínuo, os usuários existentes, para atualizar suas instalações, precisam apenas executar o comando:

sudo pacman -Syu