Saiba como instalar o RPCS3, um emulador Sony PlayStation 3, no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE. O RPCS3 começou o desenvolvimento em maio de 2011 por seus fundadores DH e Hykem. O emulador é capaz de executar mais de 1.800 títulos comerciais com Vulkan e OpenGL.
O objetivo deste projeto é experimentar, pesquisar e educar sobre o tópico da emulação do PlayStation 3 que pode ser executada em dispositivos e sistemas operacionais compatíveis. Todas as informações foram obtidas legalmente através da compra de hardware e software do PlayStation 3. Informações adicionais foram obtidas de várias fontes na Internet que incluem, mas não se limitam a, hardware do sistema e documentação de software. A maior parte dessas informações pode ser encontrada no Wiki do desenvolvedor do PlayStation 3.
Instalando o RPCS3 no Ubuntu e derivados!
Para instalar o RPCS3 no Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.
Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o RPCS3 para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:
Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do RPCS3 no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o RPCS3 no Fedora e derivados!
Para instalar o RPCS3 no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do RPCS3 no Fedora:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o RPCS3 no Debian e derivados!
Para instalar o RPCS3 no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:
Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:
Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:
Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o RPCS3 no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o RPCS3 no CentOS e derivados!
Para instalar o RPCS3 no CentOS, execute os comandos abaixo. Vale lembrar que assim como o Fedora, o CentOS também vem com suporte ao Flatpak por padrão, então basta seguir os passos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do RPCS3 no CentOS:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o RPCS3 no openSUSE e derivados!
Para instalar o RPCS3 no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:
Passo 1 – Instalar o Flatpak
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:
Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do RPCS3 no OpenSUSE:
Passo 5 – Comando para executar o RPCS3:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o RPCS3 no Linux!
https://sempreupdate.com.br/abandonar-o-windows-facil-usar-linux/