in

Mais melhorias no ZFS e Zsys chegarão para o Ubuntu 20.04 LTS

Os primeiros passos já foram tomados para tornar isso realidade.

Ubuntu 20.10 terá TRIM ativado por padrão

Já está confirmado que essas melhorias chegarão no Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa, mesmo no Kubuntu que ainda não inclui a possibilidade de instalação no ZFS, e já se sabe que as implementações já foram iniciadas.

Porém, não foi a primeira vez, nem será a última coisa que acontece, mas a Canonical disse que o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine incluiria suporte ao ZFS como root e, apesar de ter chegado, o fez em uma fase inicial com os melhores recursos desativados.

No momento, o Ubuntu 19.10 permite instalar o sistema operacional com o sistema de arquivos ZFS como raiz da Ubiquity, mas usando o disco rígido inteiro.

Para o Ubuntu 20.04, espera-se que ele também possa ser usado como em outros sistemas de arquivos, como o EXT4, ou seja, usando/criando partições.

De fato, a ausência dessa opção é surpreendente ao iniciar o instalador do Eoan Ermine.

As melhorias no ZFS como root será uma realidade completa no Ubuntu 20.04 LTS

Mais melhorias no ZFS e Zsys chegarão para o Ubuntu 20.04 LTS
Imagem: reprodução / OMG! Ubuntu!

Em 30 de outubro, foi aberta uma petição para fazer alterações na opção de instalação do sistema com o sistema de arquivos ZFS.

As opções para a instalação no ZFS e o LVM existente são marcadas como “funções avançadas”, o que resultará na possibilidade mencionada de tratar a instalação no ZFS como as tradicionais que estamos usando nos últimos anos.

Além disso, os cartões Zsys também estão em destaque na chegada ao Ubuntu 20.04.

Entre o que podemos fazer, temos que instalar o GRUB em uma partição do sistema EFI, redimensionamento dinâmico/inicialização, arranjos de integração do GRUB e desmontagem/desligamento adequados.

Ainda há trabalho a ser feito, mas os primeiros passos já foram dados.

O Ubuntu 20.04 Focal Fossa será a próxima versão LTS do Ubuntu e todos os seus sabores oficiais.

Portanto, ele será suportado até 2025 e o ZFS como root completo, o que permite, entre outras coisas, criar pontos de controle, será uma das suas funções mais destacadas.

Via: Ubunlog

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.