Escolher a melhor distribuição Linux para programar pode levar algum tempo. Assim, resolvemos fazer uma lista das melhores distribuições Linux para desenvolvedores. Inclusive, mostramos anteriormente uma lista com os principais desejos e linguagens de programação dos desenvolvedores espalhados pelo mundo. Falamos até que os jovens estudantes estão chegando nas universidades preferindo o Windows a sistemas da família Linux.
Contudo, agora vamos dar uma olhada em quais são as distros mais adequadas para quem busca aprender ou se aperfeiçoar no mundo do desenvolvimento. Então, confira a seguir as melhores distribuições Linux para programar em 2023. Além disso, também temos uma lista somente com as melhores distribuições Linux de todos os tempos.
10 melhores distribuições Linux para programadores em 2023!
Aqui está a lista das melhores distribuições Linux para desenvolvedores e programação:
- Debian GNU/Linux
- Ubuntu
- openSUSE
- Fedora
- Pop! _OS
- Arch Linux
- Gentoo
- Manjaro Linux
- CentOS
- Kali Linux
- Raspbian
1. Debian GNU/Linux
O sistema Debian é um dos mais importantes do mundo Linux já que é a base para muitos outros derivados, como o Ubuntu, por exemplo. O Debian 11 Bullseye mais atual tem recursos poderosos para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar em programação. A fama do Debian não ocorre à toa. Ele possui muitos pacotes com o objetivo de dar mais segurança e estabilidade ao sistema. Além disso, por ser bastante usado, há muito material disponível na internet sobre o funcionamento do mesmo.
Observe que se você é um usuário iniciante do Linux e está aprendendo as nuances básicas da codificação, o Debian não é o sistema operacional de programação perfeito para você. Para isso, é necessário procurar por distribuições Linux amigáveis para iniciantes, como Ubuntu 20.04.3, Linux Mint ou ZorinOS.
Por que usar o Debian para programação?
Se você deseja um sistema estável e sólido, cujos repositórios possuam toneladas de itens de código aberto, vá para o Debian. Além disso, o popular gerenciamento de pacotes .deb é outro ponto positivo.
2. Programar com Ubuntu Linux
Devido à sua popularidade e desenvolvimento contínuo, esse derivado do Debian é muito usado em aplicativos de nuvem e servidor. Ele também é fornecido em vários sabores, com diferentes ambientes e recursos da área de trabalho para satisfazer as diferentes necessidades das pessoas.
Para todos os seus propósitos de desenvolvimento, obter pacotes .deb não será uma tarefa difícil. Seu próprio Centro de Software possui toneladas de aplicativos gratuitos que o tornam um ótimo sistema operacional Linux para programação. Sua versão LTS permanece com suporte por 5 anos e fornece a estabilidade de uma versão fixa.
Por que usar o Ubuntu para codificação e desenvolvimento?
Além de ser muito popular, tem uma enorme comunidade de usuários que podem ajudar quem está começando com o Linux. O Ubuntu também suporta o popular sistema de gerenciamento de pacotes .deb.
3. openSUSE
O openSUSE é um sistema operacional muito estável para programação. Está disponível em duas versões – Leap e Tumbleweed.
Embora o openSUSE Leap seja uma versão LTS que permaneça bastante atualizada e garanta estabilidade, o Tumbleweed é uma versão sem interrupção para quem gosta do sabor do software mais recente. Quem gosta de tudo mais atual, a opção é o Tumbleweed.
Um dos principais pontos fortes do openSUSE é o gerenciamento de pacotes do YaST, que facilita a automação de diferentes tarefas. Outra grande qualidade dessa distribuição confiável para Linux para desenvolvedores é o seu método de entrega de software. Você pode simplesmente visitar o site e instalar diretamente o que quiser. Seu vasto banco de dados de pacotes e comunidade de suporte é outro ponto positivo.
Por que usar o openSUSE como uma distribuição Linux de programação?
É uma distribuição Linux estável, com os mais recentes e muitos pacotes no repositório atualizado regularmente. O YaST do openSUSE é um dos melhores sistemas de gerenciamento de pacotes que muitas pessoas adoram.
4. Fedora
O Fedora é um projeto conduzido pela comunidade que oferece o sistema operacional mais avançado em várias edições, visando usos específicos. A melhor coisa sobre o Fedora é seu principal patrocinador, a Red Hat Inc., que é uma empresa bem conhecida no ecossistema Linux.
Seus últimos lançamentos costumam inspirar outras distribuições Linux a adotar novos recursos e fazer alterações. Possui auto-configurações inteligentes e pacotes atualizados que o tornam um sistema operacional de programação perfeito para desenvolvedores. Se você não gosta de ficar preso a uma versão mais antiga de um sistema operacional, também pode atualizar ou instalar o Fedora mais recente sem problemas a cada 6 meses.
Além disso, o Fedora é fornecido apenas com componentes de código aberto, o que o torna uma escolha perfeita se você é um entusiasta de código aberto. Até Linus Torvalds prefere o Fedora ao Debian e Ubuntu. O fórum e o Fedora Magazine são plataformas muito amigável para compartilhar seus problemas e saber como usar o Fedora e suas ferramentas. Como o Fedora é suportado pelo Red Hat, você também pode esperar que funcione sem problemas durante o processo de desenvolvimento.
Por que usar o Fedora para programação e desenvolvimento web?
O Fedora vem em várias edições e a estação de trabalho do Fedora foi projetada especialmente para desenvolvedores. É bastante estável e possui inúmeras ferramentas para configurar o ambiente de desenvolvimento. Ele é quase sempre pronto para uso na maioria dos hardwares e seu pequeno lançamento oferece todos os novos recursos, segurança e correções de bugs.
5. Pop! _OS
O fabricante de hardware Linux baseado nos Estados Unidos System76 anunciou sua distribuição Linux personalizada baseada no Ubuntu chamada Pop! _OS em 2017. A empresa deu esse passo depois que o Ubuntu decidiu abandonar seu ambiente de desktop Unity e adotar o desktop GNOME.
O System76 chama o Pop! _OS de um sistema operacional para desenvolvedores, fabricantes e profissionais de ciência da computação que usam suas máquinas para criar coisas novas. Ele suporta toneladas de linguagens de programação e ferramentas de programação úteis nativamente.
Para tornar seu fluxo de trabalho mais produtivo, o Pop! _OS 20.04 mais recente oferece aos programadores uma potência única com um gerenciador de janelas lado a lado acionado por teclado. O gerenciamento avançado de janelas, atalhos e áreas de trabalho, juntamente com a área de trabalho do GNOME 3.36, aprimoram a experiência do usuário dos desenvolvedores para outro nível.
Porque escolher Pop! _OS para programação?
O Ubuntu pode fazer tudo o que o Pop! _OS pode fazer. Mas suas ferramentas dedicadas, aparência atraente e fluxo de trabalho refinado fornecem uma experiência única para atrair muitas pessoas.
6. Arch Linux
O Arch Linux é uma distribuição Linux para os entusiastas do Linux que desejam o controle total de seu sistema operacional. Se você deseja começar do zero, pode escolher o Arch Linux para criar um sistema operacional personalizado que possa facilmente se tornar uma excelente distribuição Linux para programação e outros propósitos de desenvolvimento.
Se você gosta das distribuições Linux rolantes (aqui estão algumas diferenças de versão fixa versus rolante), não precisa procurar mais. O Arch Linux possui um repositório de ponta que está sempre atualizado. Sua instalação única é suficiente e toda vez que uma nova versão é lançada, você só precisa atualizar seus pacotes para alcançar a versão mais recente.
Mesmo se você deseja fazer algum trabalho de teste de penetração, também pode converter sua instalação do Arch Linux em uma instalação do BlackArch seguindo algumas instruções. Em algum momento, se você enfrentar algum erro, toda a comunidade Arch estará lá para você com habilidades de alto nível para resolver qualquer problema.
Por que programadores devem usar o Arch Linux?
O Arch Linux é altamente personalizável para ensinar muito ao preparar seu sistema. Se você tem experiência com o Linux, definitivamente deveria tentar o Arch e criar seu próprio sistema pessoal. Além disso, o Arch Linux possui a melhor documentação para procurar qualquer informação.
7. Gentoo
E então vem o Gentoo. Você precisará de paciência e tempo para ter a primeira experiência prática. Portanto, esteja preparado. Se você precisar de opções especiais de compilação em seus arquivos executáveis, tente o Gentoo, pois ele faz tudo da fonte. Também permite que você reconstrua todo o sistema para sua arquitetura específica de CPU.
O processo de instalação ensinará muito sobre o seu sistema e suas sutilezas. Uma das melhores coisas do Gentoo, que também é uma maldição para algumas pessoas, é sua capacidade de configurar quais pacotes de sinalizadores de compilação devem suportar. Se mantivermos a parte de facilidade de lado, o Gentoo dará ao desenvolvedor poder, estabilidade e flexibilidade.
Distros como Gentoo e Slackware (e Arch Linux, até certo ponto) são difíceis de instalar e configurar. Se você tem alguma experiência em Linux e deseja expandir o conhecimento, tente o Gentoo.
Por que os programadores devem usar o Gentoo?
Se você pensa que é um especialista e gosta de desafios, escolha o Gentoo. Também é ótimo para o desenvolvimento de pacotes Linux e aplicativos de plataforma cruzada.
8. Manjaro Linux
Se você sabe como configurar seu sistema Arch Linux, não precisa do Manjaro Linux. Mas se você deseja um sistema baseado em Arch que seja fácil de instalar e executar, você pode optar pelo Manjaro. Possui um instalador de GUI fácil, assim como o Ubuntu ou Linux Mint, que também suaviza os métodos de atualização.
Manjaro é a mais nova distribuição desta lista e está crescendo em ritmo acelerado. Combinando todo o poder do Arch Linux, é mais adequado para iniciantes que procuram o Arch alternativo. Mesmo se você quiser uma distribuição com uma área de trabalho específica, o Manjaro vem em três edições GNOME, KDE e Xfce.
A equipe de desenvolvimento do Manjaro faz um ótimo trabalho a cada lançamento e aprimorado a experiência geral. Mais uma coisa, se você não quer que sua distribuição Linux de programação seja desprovida de systemd, há uma mudança no OpenRC para isso. Ele também possui um utilitário para permitir a seleção de kernels em tempo real. Você também pode optar por outra distro baseada no Arch, Antergos. Para muitos, Manjaro/Antergos é tão Arch quanto Ubuntu é para Debian.
Por que usar o Manjaro para programação?
Se você ama o poder do Arch Linux e uma distribuição estável que simplesmente funciona, tente o Manjaro. Você também pode optar pelo Manjaro-OpenRC se não gostar do systemd.
9. Kali Linux
O Kali Linux, criado pela Offensive Security, é preferido principalmente por hackers éticos para realizar testes de penetração em redes e computadores. Mas também pode atuar como um ótimo companheiro para codificadores que procuram uma distribuição Linux para programação e desenvolvimento.
Ele vem carregado com ferramentas pré-instaladas. No entanto, ele não foi projetado para um iniciante que não conhece seu caminho no mundo do Linux. Portanto, se você tem alguma experiência relacionada ao Linux e à programação, pode tentar o Kali Linux para aprimorar suas habilidades.
Assim como outras entradas nesta lista, você pode baixar a versão mais recente e instalá-la ou a inicialização dupla a partir do zero. Ele fornece controle total para configurar a distribuição de acordo com sua conveniência.
Por que os desenvolvedores devem usar o Kali Linux?
O Kali Linux é a combinação perfeita de ferramentas para hackers e programadores éticos. Então, se você tem esses interesses e eles se cruzam, Kali é uma ótima opção.
10. Raspbian
A cada nova versão, o minicomputador Raspberry Pi está ficando mais poderoso. Esse computador do tamanho de um cartão de crédito se tornou um sucesso viral nas escolas, pois é muito usado na programação do Linux e no ensino do básico da codificação.
O Sistema Operacional Raspbian oficial deste computador modesto é carregado com ferramentas de programação, pinos de conector e outras portas úteis. Isso o torna um sistema operacional Linux perfeito para aprender a programação de sistemas embarcados.
Possui BlueJ, Geany, Greenfoot, Mathematica, Python, Node-RED, Scratch e outras ferramentas para tornar seu processo de aprendizado mais eficaz. Recentemente, ele ganhou um novo desktop Pixel, que também melhorou a aparência geral do sistema operacional.
Por que usar o Raspbian para programação?
Se você deseja aprender a codificar e mergulhar profundamente no mundo dos bricolage, não pode fazer melhor do que a combinação de Raspberry Pi e Raspbian.
Indo além das melhores distribuições Linux para programar
Se você quer fazer mais com o Linux, saiba que também separamos algumas listas para você:
- Melhores distribuições Linux
- Distribuições Linux para PCs antigos
- Distribuições Linux para PCs de 32 bits
Com informações do Fossbytes, Wikipedia, Fedora, Ubuntu