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24/03/2020 às 13:15

8 min leitura

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Por Claylson Martins

Microsoft e Collabora trabalhando para mapear o OpenGL/OpenCL pelo DirectX 12

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A Microsoft e a Collabora estão trabalhando juntas para mapear o OpenGL/OpenCL pelo DirectX 12. A parceria inédita foi anunciada pelas duas empresas e tem por objetivo a criação de camadas de mapeamento OpenCL e OpenGL sobre DirectX (D3D12). O foco está em fornecer suporte ao OpenCL 1.2 e OpenGL 3.3 para todas as versões do Windows em dispositivos habilitados para DirectX 12. Portanto, este nada mais é que um novo passo da gigante Microsoft rumo ao código aberto, mesmo com a união de um concorrente como a Collabora, que também produz uma versão turbinada do LibreOffice, concorrente do Office da Microsoft.

Microsoft e Collabora trabalhando para mapear o OpenGL/OpenCL pelo DirectX 12

Microsoft e Collabora trabalhando para mapear o OpenGL/OpenCL pelo DirectX 12

Essa iniciativa está aproveitando o código existente no Mesa, LLVM e no tradutor SPIRV-LLVM por oferecer o OpenGL 3.3 e OpenCL 1.2 sobre o Vulkan. O suporte ao OpenCL está sendo desenvolvido em parte pelo rastreador Clover Gallium3D. A intenção é fornecer uma camada genérica que ofereça qualquer sistema habilitado para D3D12 para ter acesso ao OpenGL 3.3 e OpenCL 1.2. Do ponto de vista da Microsoft, eles esperam que ajude os desenvolvedores a fazer a transição do OpenCL e OpenGL mais antigo para o D3D12.

Como parte do trabalho de Collabora, eles estão trabalhando em uma representação intermediária do Mesa NIR para o compilador de shader Microsoft DXIL, bem como em um driver Direct3D 12 Gallium3D.

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No momento, não parece haver planos imediatos para oferecer suporte ao OpenCL 2.x ou OpenGL 4.x por este trabalho. Ainda parece que eles têm algumas maneiras de alcançar a conformidade com o OpenGL 3.3 e OpenCL 1.2. Uma vez que o código esteja em melhor forma, eles pretendem fazer o upstream das partes relevantes do Mesa.

O que dizem

Estamos em parceria com os engenheiros do Microsoft DirectX para criar camadas de mapeamento OpenCL e OpenGL, a fim de oferecer suporte ao OpenCL 1.2 e OpenGL 3.3 a todos os dispositivos habilitados para Windows e DirectX 12!

Este trabalho se baseia em muitos trabalhos anteriores. Em primeiro lugar, estamos construindo isso usando o Mesa 3D , com a interface Gallium como base para a camada OpenGL e o NIR como base para o compilador OpenCL. Também estamos usando o LLVM e o SPIRV-LLVM-Translator da Khronos como front-end do compilador.

Além disso, estamos aproveitando a experiência da Microsoft na criação da Camada de tradução D3D12, bem como a nossa própria experiência no desenvolvimento do Zink, afirma o desenvolvedor Erik Faye-Lund.

Mais detalhes sobre essa parceria da Microsoft através do blog Collabora.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

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