in

No Podcast 14 conheça os novos sistemas operacionais GNOME OS e Ubuntu Web

Acompanhe também outros destaques.

No Podcast 14 conheça os novos sistemas operacionais GNOME OS e Ubuntu Web

Olá, sejam muito bem-vindos a mais uma edição do nosso podcast semanal do SempreUpdate. Estamos trazendo mais um resumo das principais notícias da semana. Além de ouvir nosso podcast em formato de áudio e vídeo, acompanhe os assuntos clicando nos links que disponibilizamos também neste post. Nos destaques semanais, trazemos os novos sistemas operacionais que devem estrear em breve: o GNOME OS e o Ubuntu Web.

No Podcast 14 conheça os novos sistemas operacionais GNOME OS e Ubuntu Web

Entre os principais destaques, temos  a realização do Encontro Anual sobre o GNOME, o Guadec 2020. O evento seria realizado no México. Porém, devido a pandemia de coronavírus, está sendo realizado on-line. A notícia que pegou muita gente de surpresa nesse encontro é a criação e desenvolvimento do GNOME OS. O sistema servirá para testes do ambiente de trabalho.

Vem aí o novo GNOME OS

Falando em novos sistemas operacionais, foi lançada a nova versão do GAMER OS.  Ele é inspirado no SteamOS, só que mais voltado para quem gosta de jogar em telas maiores.

GamerOS, semelhante ao SteamOS, tem um novo lançamento

Ainda sobre jogos, um mito começa a ser desconstruído. Afinal, os jogos tornam as pessoas mais violentas? A resposta de um estudo feito com 21 mil participantes garante que a resposta é Não.

Estudo mostra que jogar videogame não o torna violento

Tem também mais um resultado de pesquisa sobre Linguagens de Programação. Deu Python na cabeça.

Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos

Enquanto isso, o Google oferece gratuitamente um curso de Kotlin. Veja os detalhes em nosso site.

Google oferece curso gratuito da linguagem de programação Kotlin para desenvolvimento Android

 

E se você está procurando uma distribuição para substituir o Chrome OS…Bem, ela ainda não existe, mas está em desenvolvimento. Deve ser lançada em breve a distro Ubuntu Web. Com um diferencial. Em vez do Chrome, o Firefox será o navegador usado pelo sistema. A criação é dos mesmos responsáveis pelo ressurgimento do Ubuntu Unity.

Procurando uma alternativa ao Chrome OS? Conheça o Ubuntu Web que roda com o Firefox

Enquanto isso, um projeto que nem estreou foi descontinuado: o Ubuntu Lumina chegou ao fim. No lugar da distro surgem duas outras chamadas ArisBlu e ArisRed. Ambas estão dentro do projeto chamado ARIS ANYWHERE. As razões para essa mudança você encontra no nosso site:

Ubuntu Lumina é descontinuado e desenvolvedores anunciam duas novas distros

E por falar em Chrome OS, foi lançada uma versão especial do Collabora office para Chromebooks. O programa é baseado no LibreOffice e promete dar mais controle dos dados e privacidade.

Collabora Office baseado no LibreOffice já está disponível para Chromebooks

Voltando ao assunto de novas versões de distros, temos o lançamento da REMnux 7.0. Ela é usada principalmente para análise forense.

Lançada distribuição de análise de malware REMnux 7.0

Outra é a distro IPFire que corrigiu falhas de segurança importantes.

IPFire Linux lança atualizações de segurança

E a antiga distro Raspbian, renomeada para Raspberry Pi OS, melhora sua performance. Então, tanto o sistema operacional quanto o mini computador estão evoluindo a passos largos. A melhoria do sistema diz respeito ao Youtube.

Raspberry Pi OS de 64 bits melhora desempenho do YouTube em 1080p

Uma grande atualização do SUSE Linux Enterprise também chegou na semana passada. O segundo Service Pack ( ou SP2) foi lançado depois de um ano da versão anterior. O sistema operacional openSUSE Leap 15.2 lançado recentemente é baseado no SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2. 

SUSE Linux Enterprise 15 SP2 é oficialmente lançado

Outra distribuição com base no openSUSE é a Gecko Linux. Porém, ela tem mais detalhes que a original. E você pode acompanhar tudo clicando na matéria em nosso site.

Distro GeckoLinux tem nova versão após dois anos

A semana  que passou foi marcada também pelo lançamento de dois grandes computadores com Linux. Um deles é o KDE Slimbook. O laptop tem um processador AMD Ryzen. O KDE Slimbook é resultado de uma colaboração entre a comunidade de software KDE e o fabricante espanhol de PC Slimbook.

Lançado o novo laptop Linux KDE Slimbook com a série Ryzen 4000

O outro laptop é da TUXEDO. A empresa lançou o Ultrabook Pulse 15 Linux também com a série AMD Ryzen 4000H.

TUXEDO lança o Ultrabook Pulse 15 Linux com a série AMD Ryzen 4000H

Após muita polêmica, o LibreOffice descartou o uso do termo Personal Edition na versão 7.0. A decisão foi anunciada pela The Document Foundation. Ideia é também ter uma versão empresarial paga.

The Document Foundation descarta uso da marca Personal Edition

E o antivírus mais famoso do Linux foi atualizado. A Nova versão do ClamAV 0.102.4 corrige três vulnerabilidades. Veja os detalhes.

Nova versão do ClamAV 0.102.4 corrige três vulnerabilidades

 

Veja também esta ferramenta de código aberto que promete remover aplicativos indesejados da Microsot.

Remova aplicativos indesejados do Windows 10 com esta nova ferramenta de código aberto

Estes são só alguns assuntos que deram o que falar. Tem muito mais no nosso portal. É só acessar www.sempreupdate.com.br para ficar por dentro de dicas, tutoriais e, claro, muita informação. Acompanhe nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Ou não perca nada em nosso canal do Telegram: @sempreupdate. Se quiser, participe de nosso grupo com dúvidas críticas e sugestões: @sitesempreupdate também no Telegram.Abraços e até a próxima.

 

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.