in

Review do Ubuntu 19.04!

O Ubuntu 19.04 foi lançado, mas será que as melhorias realmente foram implementadas e funcionam? Confira!

review do Ubuntu 19.04

O Ubuntu 19.04 foi lançado e muita gente tem pensando duas vezes antes de atualizar a atual versão mais recente do Ubuntu. Nesta semana, além do lançamento do Ubuntu, todos os sabores oficiais também foram lançados, mas hoje faremos o review apenas da versão originalmente distribuída pela Canonical.

Quando falamos em fazer um Reveja do Ubuntu 19.04, é essencialmente importante lembrar foram levados em consideração apenas o que o usuário final espera do sistema. Não vamos entrar em detalhes técnicos ou utilizar de nomenclaturas de difícil compreensão.

Durante 7 dias, utilizei o Ubuntu 19.04, fiz alguns testes. A máquina utilizada para o Reveja do Ubuntu 19.04 foi o notebook HP Elitebook 8470p, com 16GB de RAM, HDD de 160GB e processador de core i5 vPro. Então, um computador que não é muito novo, mas que segundo os requisitos básicos vai rodar o Ubuntu tranquilamente.

Reveja do Ubuntu 19.04

review-do-ubuntu-19-04-avaliamos-a-versao-mais-recente-do-ubuntu

Para começar o review é importante dizer que utilizo o Ubuntu 16.04 LTS, que é o mesmo distribuído em meu notebook Dell. Eu já havia testado outras versões do Ubuntu, como por exemplo, o Ubuntu 18.04 LTS, mas confesso que nada chamou minha atenção.

Com o lançamento do Ubuntu 19.04, corri para saber das novidades e melhorias que estavam sendo implementadas, e que estavam sendo esperadas por toda a comunidade com muita ansiedade.

O que mais gostei no Ubuntu 19.04?

Muita coisa. Na verdade todas as melhorias estavam lá, exatamente como descrito no anúncio oficial. Uma das novidades mais curiosas do Ubuntu 19.04 é o fato de que os usuários vão poder instalar os drivers da Nvidia ou AMD diretamente do instalador, sem ter que reiniciar a máquina ou subir módulos através de tutoriais espalhados pela internet.

A ideia é muito boa, especialmente porque as vezes podemos cair no erro de instalar o drivers Nvidia/AMD errado, e desta maneira, o instalador do Ubuntu 19.04 já verifica o driver para o usuário e instala tudo corretamente, isso é muito produtivo, ao meno para mim que tenho uma placa AMD Radeon, que já me deu dor de cabeça.

review-do-ubuntu-19-04-avaliamos-a-versao-mais-recente-do-ubuntu

Os ícones presentes no GNOME 3.32, que é a versão base do Ubuntu 19.04, são muito bem acabados, parece até que a resolução melhorou. Também percebi que há mais ícones disponíveis, e isso ajuda quando você instalar alguma aplicação, evitando que o ícone não destoe muito do acabamento e design implantado nesta versão do Ubuntu. O resultado é satisfatório.

A outra novidade do Ubuntu 19.04 é a economia de energia, isso eu consegui perceber. Este notebook que utilizei para o review do Ubuntu, não é tão novo e a bateria já não é lá essas coisas, mas confesso, a bateria durou mais do que quando eu estava usando a versão LTS.

review-ubuntu-19-04-5

O consumo de recursos também melhorou, na versão 18.04 LTS do Ubuntu, o consumo de memória RAM chegava a quase 2GB e o processamento passava dos 30%, mas os ajustes do GNOME realizado em conjunto pela Canonical, Red Hat e Endless, fizeram toda a diferença. Então, imagine um ambiente totalmente remodelado e ainda com o Linux Kernel 5.0, que beleza.

review-do-ubuntu-19-04-avaliamos-a-versao-mais-recente-do-ubuntu

As transições de janelas e também a abertura das aplicações, com exceção da classe pesada, como Blender e outras ferramentas, cujo módulos ou itens extras são necessários carregar, tudo abriu tranquilamente e até mais rápido, parecia até que eu estava usando o Linux Kernel de baixar latência.

um detalhe que nunca funcionou bem comigo foi o atalho para alternar entre janelas, o famoso ALT + TAB, e não é que agora funciona, isso já valeu dois pontos. Por fim, a inicialização do sistema foi mais rápida e o retorno após hibernação também, e sem travamentos.

O que eu não gostei no Ubuntu 19.04?

Pouca coisa! Pois é, logo eu que costumo não ter interesse em versões menores, as que são de 9 meses. Quando houve o lançamento inicial das ISO’s com compilação diária do Ubuntu 19.04, eu baixei algumas e testei na máquina virtual, porém alguns erros no instalador não deixaram eu concluir a instalação.

Assim que a versão foi lançada, baixei logo e fui fazer o mesmo teste, e mais uma vez não consegui instalar o Ubuntu 19.04 no Virtual Box. Alguns erros durante o instalador e também algumas travadas que me fizeram reiniciar todo o processo de instalação novamente. Parecia que eu tinha que avançar o mais rápido pelo instalador, pois o botão não habilitava para prosseguir, só se eu fosse bem rápido.

Na máquina física, onde eu instalei para fazer o teste, o Ubuntu 19.04 demorou um pouco para localizar os drivers AMD, pensei que tivesse travado, passou-se uns 10 minutos e a primeira tela ainda estava lá, parada. Depois deste tempo, tudo fluiu naturalmente. Penso até que não tenha mais driver para essa máquina, e o Ubuntu precisou usar um driver genérico, mas não tenho certeza. Como disse, a avaliação do Ubuntu 19.04 é com base na experiência de quem estaria instalando o Ubuntu pela primeira vez.

Conclusão

 O Ubuntu 19.04 realmente valeu o tempo de espera, inclusive já estou aguardando ter um tempinho para instalar ele no meu computador principal. Eu geralmente uso versões LTS, mas este lançamento está tão bom e com tudo funcionando em minha máquina, que tomei a decisão.

review-do-ubuntu-19-04-avaliamos-a-versao-mais-recente-do-ubuntu

Eu achei tudo muito organizado, e fácil de encontrar as informações, especialmente de configurações de mouse, teclado, touchpad e impressora. Tudo esta mais organizado e sem atraso na configuração.

review-do-ubuntu-19-04-avaliamos-a-versao-mais-recente-do-ubuntu

O Ubuntu 19.04 possui apenas 9 meses de suporte, tendo o fim em janeiro de 2020. Acredito que todas as melhorias devem ser lançadas ou por atualização para a versões LTS, ou deve ser lançada no próximo Ubuntu 20.04 LTS. Estou na torcida.

Até lá, muita coisa deve ter mudado e melhorado, mas a verdade seja dita, a Comunidade Ubuntu tem feito um grande e maravilhoso trabalho. Eu vou utilizar essa versão sem sombra de dúvidas, vale muito dar um voto novamente as versões menores do Ubuntu, especialmente se você gosta de aproveitar as novidades.

Separei alguns links que talvez você queira dar uma lida:

O Ubuntu 19.04 permanece recebendo atualizações importantes, mesmo tendo sido lançado a poucos dias. Bom é isso, espero que o Reveja do Ubuntu 19.04 ajude você a se decidir e dar uma chance a este lançamento. Qualquer mudança eu atualizo a publicação.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

distribuicoes-linux-devem-melhorar-como-o-sudo-mostra-as-senhas

Distribuições Linux devem melhorar como o Sudo mostra as senhas?

python-software-foundation-divulga-primeiro-balanco-anual

Python Software Foundation divulga primeiro balanço anual