Richard Stallman, do projeto GNU, disse que não gosta de criptomoedas. Em uma entrevista, Stallman disse que não é contra elas e não está fazendo campanha para eliminá-las. Ele disse:
Eu simplesmente não quero usá-las.
Stallman disse que os sistemas de pagamento digital são fundamentalmente perigosos se não forem projetados para garantir a privacidade.
Richard Stallman não usa criptomoedas
Países como a China, que pensam em lançar moeda digital centralizada, são inimigos da privacidade. Portanto, Stallman disse:
A China mostra como é a vigilância totalitária. Eu considero aquele o inferno na terra. É por isso que não usei criptomoedas emitidas pela comunidade. Se a criptomoeda for emitida por um governo, ela vigiará as pessoas da mesma forma que os cartões de crédito e o PayPal; e todos os outros sistemas são completamente inaceitáveis.
Além disso, Stallman disse:
Richard Stallman disse que não usa criptomoedasEu não faço nenhum tipo de pagamento digital, e o motivo é que os sistemas existentes não respeitam a privacidade do usuário, e isso inclui o Bitcoin. Cada transação com o Bitcoin é publicada.
Stallman não estava convencido sobre as iniciativas para tornar o Bitcoin mais privado:
O projeto GNU desenvolveu algo muito melhor, que é o GNU Taler. GNU Taler não é uma criptomoeda. É um sistema de pagamento projetado para ser usado para pagamentos anônimos a empresas para comprar algo. É anônimo por meio de uma assinatura cega para o pagador. No entanto, o beneficiário deve se identificar a cada compra, a fim de retirar dinheiro do sistema. Portanto, a ideia é que você pode usar sua conta bancária para obter Taler Tokens e pode gastá-los; e o beneficiário não será capaz de dizer quem você é.
Libra do Facebook
Por fim, em resposta a uma pergunta sobre o projeto de moeda digital Libra do Facebook, Stallman diz que não estudou os detalhes:
O mais importante sobre ele eu já sei. Ele está conectado ao Facebook, e Facebook significa vigilância.
Exorto as pessoas a se juntarem a mim na recusa absoluta de usar o Facebook, ou melhor, de ser usado pelo Facebook. Portanto, não seja um otário: não seja usado pelo Facebook.
Fonte: Fudzilla
Free Software Foundation escolhe novo presidente após saída polêmica de Richard Stallman
Richard Stallman critica a Microsoft e pede liberação do código fonte do Windows