O dia finalmente chegou e a Red Hat/IBM cumpriu a promessa. No último dia 31 de dezembro de 2021 chegou ao fim a versão estável do CentOS Linux 8 para nunca mais voltar. O sistema foi trocado pelo CentOS Stream, o que causou muita polêmica em torno deste assunto. Passado pouco mais de um ano desde o fatídico anúncio, hoje existem muitas opções para substituir a distribuição Linux bastante usada em servidores e que era a alternativa grátis ao Red Hat Enterprise Linux. As reclamações têm razõ deser pois os CentOS era usado pela maioria das empresas de hospedagem de servidores e também web que a tinham como padrão.
Muitos administradores e desenvolvedores de sistema Linux ainda estão perdidos sem saber o que fazer agora que CentOS 8 deixou de receber atualizações importantes de segurança. Sendo assim, se você ainda está com essa distribuição é preciso deixar claro: ela desapareceu para sempre com a chegada de 2022.
Em dezembro de 2020, a Red Hat anunciou o CentOS com base nos lançamentos de versões estáveis da RedHat chegaria ao fim. Isso foi um choque para a comunidade CentOS. Na verdade, esta não foi a primeira vez que a empresa fez este tipo de coisa. Bem antes, em 2004, a Red Hat fez a mesma coisa ao colocar todas as versões do Red Hat Linux em EOL. Assim, forçou os usuários a usarem o Red Hat Enterprise Linux, que é paga.
CentOS 8 chega ao fim mas há alternativas viáveis. Então, qual é o melhor substituto para o CentOS 8?
A primeira alternativa é aceitar a imposição da empresa e migrar para a versão rolling release do CentOS Stream. No entanto, é preciso admitir que não é a mesma coisa. Então, se você não concorda com a migração, chegou mesmo a hora de mudar. Até porque houve tempo suficiente para surgirem alternativas que podem ser viáveis para a troca. É o caso, por exemplo, do Rocky Linux e AlmaLinux. Existem outras que falamos aqui ao longo do ano passado.
Rocky Linux foi projetado como um substituto completo para o agora extinto CentsOS. Talvez seja o que tem melhores condições e recursos, pois foi desenvolvido pelo mesmo criador que deu origem ao CentOS, Gregory Kurtzer. Portanto, o Rocky continua com a mesma missão de oferecer uma versão corporativa do Linux.
A distribuição é completamente compatível com o código-fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux. Tudo o que você precisa fazer para mudar do CentOS 8 para a versão mais recente do Rocky é seguir um passo a passo.
- Atualizar o sistema CentOS atual Vá para o seu CentOS e atualize o seu sistema, para se certificar de que todos os pacotes estão disponíveis.
sudo dnf -y upgrade
Depois que a atualização for concluída, reinicie o sistema para garantir que todas as alterações sejam aplicadas, incluindo as alterações relacionadas ao kernel.
sudo reboot
- Obtenha o script de conversão migrate2rocky. Rocky Linux fornece uma ferramenta chamada migrate2rocky que foi testada com sucesso em uma série de variantes do RHEL, como CentOS , Alma Linux e Oracle Linux.
2.1 Baixe o script usando o comando curl:
2.2 Torne o script executável.
chmod +x migrate2rocky.sh
- Inicie o processo de migração do CentOS para o Rocky Linux. Finalmente, com o script disponível localmente, execute-o com a -r opção de migrar do CentOS 8 para o Rocky Linux 8.
sudo bash migrate2rocky.sh -r
Preparing to migrate CentOS Linux 8 to Rocky Linux 8.
Determining repository names for CentOS Linux 8…..
Found the following repositories which map from CentOS Linux 8 to Rocky Linux 8:
CentOS Linux 8 Rocky Linux 8
appstream appstream
baseos baseos
extras extras
...
O script mudará automaticamente os repositórios CentOS 8 Linux para repositórios Rocky Linux. No entanto, grande dose extra de paciência pois este processo é demorado.
Com a migração for concluída, você terá:
…
Done, please reboot your system.
A log of this installation can be found at /var/log/migrate2rocky.log
Execute o seguinte comando para sincronizar os pacotes instalados e simplesmente reinicie o sistema.
sudo dnf distro-sync -y
sudo reboot
cat /etc/redhat-release
Rocky Linux release 8.4 (Green Obsidian)
AlmaLinux
Já a distribuição CloudLinux sempre apoiou o desenvolvimento do CentOS. Assim, resolveu recriar o modelo e oferecer suporte aos clones do RHEL chamados AlmaLinux. Embora a empresa CloudLinux financie boa parte do AlmaLinux, não possui o projeto ou os direitos autorais do software que produz. Portanto, o projeto pertence 100% à comunidade. Além disso, há outra vantagem: a versão mais recente do AlmaLinux 8.5 é uma cópia exata do RHEL 8.5.
Se você tiver o CentOS 8 instalado, um script de migração automatizado está disponível para ajudá-lo a migrar sem problemas para a versão mais recente do AlmaLinux.
CentOS 7 até 2024
Importante destacar que o CentOS 7 continuará com suporte até o dia 30 de junho de 2024. Portanto, quem usa esta versão pode ficar mais tranquilo e realizar a migração com muito mais calma.