Quem quiser saber as novidades em relação ao que acontece com o KDE, basta visitar o blog do desenvolvedor Nathaniel Graham. Em sua página, ele nos mostra as últimas novidades destinadas a melhorar a usabilidade e a produtividade da área de trabalho (Plasma). Também foram melhoradas algumas aplicações como Dolphin, Kate, Okular, Gwenview, Konsole, Baloo etc. Conheça as mudanças que estão para chegar na nova versão do KDE.
Algumas das principais alterações
Uma das mudanças que deve estrear em breve é o gerenciador de arquivos Dolphin. Agora ele gerencia melhor links simbólicos (symlink), adicionando a opção de mostrar o arquivo ou pasta original no menu de entrada. O Dolphin também ganha uma nova superfunção. Ele vai ajudar a instalar o Konsole no caso de não estar presente.
O gestor de arquivos do KDE é o Discover, baseado na tecnologia Kirigami. Recentemente, ele incluiu melhorias na sua interface. Entre elas, capacidade de ordenar as aplicações pela última versão lançada e melhorias no layout dos botões. Além disso, está mais fácil adicionar repositórios ou selecionar a fonte do software para instalar um programa. Muitos bugs foram resolvidos e a apresentação das diferentes aplicações foi aprimorada.
Outra aplicação mencionada no blog é o Gwenview. Isso vai permitir novas integrações do KDE Connect com o celular. Leia mais detalhes aqui.
- Em relação a interface, o problema das notificações foi melhorado com um novo botão para limpá-las.
- O applet de áudio simplifica sua visão quando há apenas um único dispositivo de entrada e outro dispositivo de saída;
- Os ícones são ‘espremidos” um pouco mais na área de trabalho (Visualização da pasta) para ganhar espaço adicional;
- O Konsole agora oculta a barra de ferramentas por padrão (pode ser ativada a qualquer momento) para fornecer uma transparência mais clara.
- Finalmente, mencione a solução para um bug antigo e irritante que forçou a colocar a senha do Wi-Fi duas vezes, caso o gerenciador de credenciais KWallet não esteja habilitado.