Greg Kroah-Hartman foi em frente e lançou o kernel do Linux 4.19.O novo kernel tem o codinome para “People’s Front“. É uma referência aos acontecimentos do Code of Conduct que abalaram a comunidade do kernel nas últimas semanas. Portanto, confira neste post que em meio a polêmica sobre Código de Conduta, kernel 4.19 é lançado.
Mudanças no Código de Conduta
Greg observou que o Linux 4.19 é maior que os últimos três lançamentos do kernel. Antes de lançar o Linux 4.19.0, ele aplicou as alterações no Código de Conduta e o novo documento de interpretação.
O esforço de desenvolvimento do kernel do Linux é um processo muito pessoal comparado às formas “tradicionais” de desenvolvimento de software. Suas contribuições e idéias por trás deles serão cuidadosamente revisadas, muitas vezes resultando em críticas e e mais críticas. A revisão quase sempre exigirá melhorias antes que o material possa ser incluído no kernel. Saiba que isso acontece porque todos os envolvidos querem ver a melhor solução possível para o sucesso geral do Linux. Provou-se que esse processo de desenvolvimento criou o kernel do sistema operacional mais robusto de todos os tempos, e não queremos fazer nada para diminuir a qualidade e o resultado final do trabalho.
Novos colaboradores
Em seu anúncio no kernel do Linux 4.19, ele também falou longamente sobre como o kernel precisa de novos colaboradores. Além disso, como eles precisam ser mais receptivos a novos colaboradores. Ele também incentivou os desenvolvedores a tirar um dia de folga.
“Então, aqui está o meu apelo a todos que estão lá. Vamos tirar um dia ou dois, descansar, relaxar com amigos, compartilhar uma refeição, recarregar e depois voltar ao trabalho, ajudar a continuar a criar um sistema que o mundo nunca viu antes. “
Igualmente, o longo anúncio de lançamento de Greg pode ser lido na lista de discussão do kernel .
Nós costumávamos brincar que nosso objetivo era “Total World Domination”. Porém, não era uma brincadeira. Conseguimos esse objetivo. O Linux realmente domina o mundo. Todas as empresas o utilizam, contribuem. Isso acabou tornando o mundo um lugar muito melhor por causa de todos nós que trabalhamos nele.
Com a emissão do Linux 4.19, ele está devolvendo o kernel a Linus Torvalds para o ciclo de kernel Linux 4.20 ~ 5.0, que deve ser um lançamento enorme.
Sim, mas e o kernel?
Bom, este acabou ficando em segundo plano em meio à polêmica do Código de conduta. No entanto, ele apresenta mudanças importantes. Algumas serão mostradas a seguir.
Exibição/gráficos:
- O driver VKMS DRM foi mesclado para a configuração do modo kernel virtual. Assim, isso pode ser útil no avanço para alguns sistemas headless;
- O driver alternativo do modo de exibição USB Type-C foi mesclado ao kernel da linha principal para intensificar o suporte do tipo DP-C. Porém, ainda há mais trabalho a ser feito na integração com os drivers DRM;
- Suporte para o hardware da série Qualcomm Adreno 600;
- Continuou a trabalhar na criação dos gráficos Intel Icelake “Gen 11“;
- Suporte ao “stutter mode” de Raven Ridge, suporte ao mecanismo JPEG VCN, GFXOFF e suporte ao driver de computação AMDKFD para as mais recentes APUs AMD Zen + GFX9;
- Montada a configuração de modo atômico;
- Suporte a controle de consoles diferenciado para FBDEV;
- Várias outras melhorias no DRM.
Processadores:
- O monitoramento de temperatura do Threadripper 2 da AMD agora está correto;
- Várias atualizações de criptografia;
- O código RISC-V está começando a funcionar com bits de espaço do usuário, embora este processador ISA de código aberto ainda tenha um longo caminho pela frente;
- Algum trabalho menor no OpenRISC;
- Muitas melhorias no KVM x86;
- Mais trabalho de mitigação de Spectre para processadores IBM POWER, bem como atualizações contínuas do Spectre x86 e até mesmo algumas para o IBM s390;
- “Um monte de coisas boas” para o ARM de 64 bits;
- Emulação aprimorada de NUMA;
- Suporte Intel Icelake LPSS.