Depois de ser um recurso opcional desde o Fedora 28, o lançamento do Fedora 30 deste ano permitirá que os geradores Python, por padrão, ajudem na criação de pacotes em torno do código Python. Assim, o Fedora 30 planeja habilitar geradores Python por padrão.
Geradores Python
Os Geradores Python são capazes de gerar automaticamente as dependências de compilação do pacote – ou seja, os campos Requires and Provides do RPM – com base nos metadados egg/wheel para o código Python. Isso facilita o empacotamento de programas em Python. Então, não será mais preciso especificar manualmente as dependências de tempo de execução. Porém, por outro lado, não há mais a possibilidade de não ter cobertura completa das dependências necessárias para um programa.
Os usuários verão um número menor de pacotes com informações de dependência ausentes.
Documentação dos geradores Python
O comportamento opt-in tem funcionado bem com o Fedora 30. Por isso, eles planejam ativar os geradores por padrão. Do mesmo modo, todos os detalhes sobre esta mudança podem ser encontrados através do Wiki do Fedora.
Toda a documentação referente ao funcionamento do gerador pode ser acessada clicando neste botão abaixo:
[button href=”https://docs.fedoraproject.org/en-US/packaging-guidelines/Python/#_automatically_generated_dependencies” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Gerador Python[/button]
Como testar
- Certifique-se de que o python-rpm-macros> = 3-25 esteja instalado
- Remover tudo requer para módulos python
- Adicione a seguinte linha às especificações:
%?python_enable_dependency_generator
- Recondicionar pacote
Esta mudança está entre muitos outros trabalhos acontecendo para o Fedora 30, que deve ser lançado no início de maio. Portanto, se usar esta linguagem de programação, saiba que o Fedora 30 planeja habilitar geradores Python por padrão.