Depois de quase um ano do lançamento da versão Alpha, finalmente o Mageia 8 é lançado como uma atualização significativa e há muito esperada para esta distribuição Linux derivada da linhagem Mandriva e Mandrake. E o lançamento da distribuição Mageia 8 inverte a AMDGPU para GPUs GCN mais antigas e tem melhor suporte ARM.
O sistema Mageia 8 entrou no alpha há quase um ano com melhor suporte a ARM, compactando metadados RPM usando Zstd em vez de XZ, trabalho de remoção de Python 2 e muito mais. O Mageia 8 Beta então chegou mais recentemente com mais atualizações. Além disso, no início deste mês, o candidato a lançamento Mageia 8 veio com uma mudança interessante de habilitar AMDGPU por padrão. Isso para GPUs GCN 1.0/1.1 ao invés de usar o driver DRM Radeon mais antigo. Assim, significa que as GPUs GCN originais agora têm Vulkan out-of-the-box e AMDGPU DC. Por outro lado, em alguns casos, melhor desempenho em comparação com o driver Radeon DRM.
Lançamento da Mageia 8 inverte a AMDGPU para GPUs GCN mais antigas e tem melhor suporte ARM. Veja outros detalhes:
Assim, o Mageia 8 agora em seu estado lançado tem:
- o kernel Linux 5.10 LTS;
- KDE Plasma 5.20.4 como área de trabalho padrão, porém, com opções para GNOME 3.38 e Xfce 4.16;
- DNF 4.6 e uma infinidade de pacotes atualizados.
- O instalador Live Mageia 8 é outra área que viu muitas melhorias.
Mageia 8 vem com novos recursos interessantes, atualizações importantes para seus programas favoritos, bem como suporte para hardware recente.
O lançamento está disponível para download diretamente ou como um torrent aqui. Existem imagens clássicas do instalador para arquiteturas de 32 e 64 bits, bem como DVDs ao vivo para Plasma de 64 bits, GNOME, Xfce e Xfce de 32 bits. Não se preocupe se você preferir outro desktop, há uma grande seleção disponível para instalar quando você estiver online, também há suporte para instalação e um guia para novos usuários.
Portanto, para mais detalhes e baixar o Mageia 8 via Mageia.org.