O navegador Epiphany, também conhecido como web GNOME. acaba de receber uma importante atualização e estreia novos recursos como a visualização em PDF e o tema escuro. A Web GNOME é desenvolvida principalmente para os sistemas Linux usando o popular mecanismo de navegador da Web, WebKit. Portanto, há pouco tempo, juntamente com a versão mais recente do GNOME 3.36, o Epiphany reativou os recursos antigos e outras melhorias.
A Web 3.14 do GNOME anterior suportava os documentos PDF. Porém, como o GNOME mudou para Wayland por padrão na v3.24, o suporte a PDF está desativado. Portanto, esta versão inclui o novo leitor PDF.js para visualizar os arquivos PDF em um navegador da web.
Falando sobre o novo design e tema, o navegador teve problemas ao renderizar páginas HTML no modo escuro. Porém, após algumas alterações no webKitGTK, ele agora pode exibir o site normalmente com um tema escuro. Além disso, se o site não suportar o modo escuro, o navegador mudará automaticamente.
Fonte
O Epiphany suporta a visualização da fonte da página dos sites. No entanto, o código é exibido em texto sem formatação, pois não destaca JavaScript ou HTML com cores. Epiphany v3.36 agora suporta destaque de sintaxe usando o highlight.js, biblioteca que poderia tornar o texto colorido marcação corretamente.
Aqui está a lista de algumas outras alterações:
- Service worker ativado;
- Design responsivo do navegador para telas menores
- Novo bloqueador de anúncios
- Ferramenta sandbox Bubblewrap
Então, se você deseja instalar o navegador Epiphany, é possível instalá-lo diretamente no gerenciador de pacotes de distribuição do Linux. Porém, para a versão mais recente, você precisa instalá-lo via Flatpak.
Fossbytes