De acordo com o CEO da IonQ, Peter Chapman, poderíamos ver um PC quântico em 2025. Conversando com uma multidão, Chapman disse que nos próximos cinco anos você verá desktops quânticos, embora o objetivo seja chegar a um computador quântico montado em rack.
Ele disse:
Sabe, você não pode confiar em um sistema que está sentado em uma nuvem. Portanto, ele precisa estar no próprio avião. Se você vai aplicar o quantum em aplicações militares, então você vai precisar de computadores quânticos implantados na borda.
Quando veremos um PC quântico?
A IonQ conta com a tecnologia pioneira em relógios atômicos para sua forma de computação quântica. Chapman previu que poderíamos ter máquinas quânticas de ponta em situações como um avião militar, que não pode acessar a nuvem de forma eficiente.
Alan Baratz, CEO da D-Wave Systems, achava que tudo dependia da tecnologia supercondutora que sua empresa está construindo, que requer um tipo especial de unidade de refrigeração quântica grande chamada geladeira de diluição; essa unidade tornaria a meta de cinco anos de ter um PC quântico desktop altamente improvável.
Itamar Sivan, CEO da Quantum Machines, também acredita que temos muitas etapas a percorrer antes de ver esse tipo de tecnologia e muitos obstáculos a superar para que isso aconteça.
Sivan disse:
Este desafio não está dentro de um problema específico e singular de encontrar o material certo ou resolver alguma equação muito específica. É um desafio multidisciplinar.
A D-Wave, por outro lado, usa um conceito chamado recozimento quântico, que permite criar milhares de qubits, mas ao custo de taxas de erro mais altas.
À medida que a tecnologia se desenvolve nas próximas décadas, essas empresas acreditam que estão oferecendo valor ao dar aos clientes um ponto de partida nesta poderosa forma de computação que, quando aproveitada, mudará a maneira como pensamos em computação.
Fonte: Fudzilla
Reino Unido está construindo seu primeiro computador quântico comercial