A fabricante de chips TSMC está tentando construir o processo de 2 nm. Na abertura do fórum de tecnologia da TSMC, a empresa anunciou oficialmente seus processos de 5 nm, 4 nm e 3 nm.
De acordo com a TSMC, a empresa está construindo um novo centro para seu processo de 2 nm. Este centro terá cerca de 8.000 engenheiros para analisar o desenvolvimento do processo.
TSMC construirá um centro com 8000 engenheiros para seu processo de 2 nm
No entanto, a empresa não anunciou a localização exata do centro. Há relatos de que poderia ser no Parque Industrial Nanke. Devido ao grande aumento nos pedidos, a TSMC investiu dezenas de bilhões de dólares de Taiwan na compra de terras para expandir a capacidade de produção este ano. Esses investimentos são necessários para o desenvolvimento do novo processo de fabricação.
No momento, o processo de semicondutor está no nível de 3 nm. A pesquisa e o desenvolvimento de 3 nm estão basicamente concluídos. Tudo o que resta é construir uma fábrica para produção em massa. Isso não levará tanto tempo quanto a fase de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, isso vai depender da disponibilidade de investimento.
Ao contrário da escolha da Samsung para introduzir o processo GAA no nó de 3 nm, a TSMC é mais conservadora. Os taiwaneses só introduzirão o processo GAA no nó de 2 nm. Portanto, o nó de 2 nm é muito importante para a TSMC porque é uma grande atualização de tecnologia.
Por fim, a TSMC mencionou que a tecnologia de 2 nm foi desenvolvida com sucesso e fez grandes avanços. No entanto, a pesquisa e o desenvolvimento do processo de 2 nm estão longe do fim. A TSMC está apenas começando e ainda precisa investir muitos recursos.
Fonte: Gizchina
Samsung pode pular de 4 nm para 3 nm para competir com a TSMC