VirtualBox 6.1.24 lançado com suporte para Linux 5.13 e Kernels específicos do Ubuntu

VirtualBox 7.0.20 traz suporte para kernels openSUSE 15.6 e RHEL 9.5
VirtualBox-Logo

A Oracle lançou hoje o VirtualBox 6.1.24. Esta é, portanto, a nova atualização de manutenção para este software de virtualização muito popular, gratuito e de código aberto. O programa está disponível para plataformas Linux, macOS e Windows. Assim, o novo VirtualBox 6.1.24 vem com suporte para Linux 5.13 e Kernels específicos do Ubuntu.

O VirtualBox 6.1.24 chega quase três meses após a versão 6.1.22. Como dissemos, ele apresenta o suporte para a melhor e mais recente série de kernel Linux 5.13. Isso vale tanto para hosts quanto para convidados. Como você pode imaginar, isso significa que agora você pode executar distribuições GNU/Linux com kernel Linux 5.13 em máquinas virtuais ou instalar o VirtualBox em uma distro executando Linux 5.13.

VirtualBox 6.1.24 lançado com suporte para Linux 5.13 e Kernels específicos do Ubuntu

VirtualBox 6.1.24 lançado com suporte para Linux 5.13 e Kernels específicos do Ubuntu

Pela primeira vez, o VirtualBox apresenta suporte para kernels que são específicos para uma determinada distribuição GNU/Linux. Nesta versão, há suporte para kernels específicos do Ubuntu. Do mesmo modo, há kernels específicos para os sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise Server e Desktop (SLES/SLED) 15 SP3 (Service Pack 3).

Além disso, apenas para hosts Linux, o instalador do VirtualBox foi atualizado para não mais tentar construir módulos do kernel se eles já estiverem instalados e as versões dos módulos corresponderem à versão atual que você está instalando. Além disso, esta versão corrige um problema no Linux com passagem de webcam USB.

Mudanças gerais

Para todas as plataformas, o VirtualBox 6.1.24 traz:

  • vários aprimoramentos de áudio e correções de bugs;
  • Corrige um pequeno vazamento de memória no driver host e convidado;
  • melhora a sinalização de mudança de mídia de DVD;
  • aborda interrupções ausentes de convidados que ocorreram em certas circunstâncias e corrige adições de convidados travamento que ocorreu ao usar a área de transferência compartilhada.

Algumas melhorias de rede também estão presentes nesta versão. Então, isso vai corrigir um problema de conectividade com o driver virtio-net que ocorreu depois de retomar a máquina virtual com o link desconectado. Além disso, corrige um problema de fragmentação UDP GSO com falta de 8 bytes de carga útil em o final do primeiro fragmento.

Por último, apenas para convidados Solaris, esta versão aumenta a memória padrão e os tamanhos de disco. O VirtualBox 6.1.24 também adiciona suporte para inicialização de rede com a emulação do controlador de rede E1000 e melhorias de estabilidade EFI.

Você pode baixar o VirtualBox 6.1.24 agora mesmo do site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita ou como um binário universal que pode ser instalado em praticamente qualquer distro. Se você estiver usando o VirtualBox para testar distribuições Linux ou executar outro sistema operacional compatível, atualize esta nova versão o mais rápido possível. Assim você garante uma experiência de virtualização muito aprimorada, especialmente se estiver lidando com o kernel Linux 5.13.

Via 9to5Linux