O Wine 8.10 foi lançado neste fim de semana como a versão mais recente deste software de código aberto, permitindo que aplicativos e jogos do Windows sejam executados normalmente no Linux, Chrome OS, macOS e outras plataformas.Caso você tenha perdido esta semana no evento WWDC da Apple, a Apple revelou seu Game Porting Toolkit para ajudar os desenvolvedores de jogos do Windows a executar com mais facilidade no macOS.
Como foi revelado, a Apple está usando o Wine neste kit de ferramentas. Não há nenhuma mudança específica no Wine 8.10 sobre o Apple Game Porting Toolkit, mas apenas mencioná-lo para aqueles que não ouviram falar das notícias de jogos do macOS.
Quanto ao Wine 8.10, agora ele tem todas as transições Portable Executable (PE) para Unix passando pela interface syscall adequada. O Wine 8.10 também possui melhorias no recorte do cursor do mouse, suporte para espaços reservados de memória virtual e várias outras alterações.
– Todas as transições PE->Unix passam pela interface syscall.- Melhorias no recorte do cursor do mouse.- Suporte para espaços reservados de memória virtual.- Atualizações de dados de localidade e fuso horário.- Várias correções de bugs.
Existem 13 correções de bugs conhecidas no Wine 8.10, ajudando o uTorrent, PmxEditor, Animated Puzzles e outros softwares.Downloads e mais detalhes sobre o Wine 8.10 via WineHQ.org para esta última versão de desenvolvimento quinzenal.
Wine-Staging 8.10 adiciona melhoria D3D9 e correção para um bug aberto desde 2009
A sexta-feira marcou o lançamento do Wine 8.10 como o mais novo instantâneo de desenvolvimento quinzenal para este software, permitindo que jogos e aplicativos do Windows sejam executados no Linux e em outros lugares. Já está disponível o Wine-Staging 8.10 como a forma mais experimental/de teste com 500 patches extras no topo da base de código upstream do Wine.
O Wine-Staging 8.10 está precisamente em 500 patches no topo do Wine. Alguns patches em torno do código NTDLL foram atualizados nas últimas duas semanas, enquanto também há alguns novos patches, além da atualização de alguns patches existentes, como puxar o código VKD3D mais recente.
O Wine-Staging 8.10 carrega um patch para melhorar a manipulação do estado de renderização do sprite no código Direct3D 9. Isso, por sua vez, visa abordar este relatório de bug aberto desde o final de 2022 em torno dos bugs do Treasure Adventure World.
A nova versão do Wine-Staging também possui uma correção no código OLEAUT32 para procurar tamanhos de ícone específicos, se especificado. A intenção é resolver esse relatório de bug aberto desde 2009 sobre ícones que não estão sendo renderizados 100% corretamente em aplicativos do Visual Basic 6.Além disso, esta versão também adiciona um patch DNSAPI para lidar com um bug por não analisar algumas das respostas do servidor DNS. Os últimos lançamentos do Wine e do Wine-Staging podem ser baixados para várias distribuições Linux em WineHQ.org.