Ubuntu 18.10 beta já está disponível

O Ubuntu 18.10 beta já está disponível. Desenvolvedores, caçadores de bugs e fãs estão convidados a fazer o download para ajudar a testar o lançamento antes de seu lançamento estável no próximo mês. Esta será a única versão beta. Junto com ela, saíram as versões beta de sabores como Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu Budgie. A data de lançamento oficial do Ubuntu 18.10 está marcada para 18 de outubro. Esta é a 29ª versão do Ubuntu. O anúncio de lançamento mostra, junto às notas de lançamento, as principais novidadesdesta versão mais moderna do sistema operacional. Portanto, leia neste post que o Ubuntu 18.10 beta já está disponível para download e testes, junto com vários sabores.

Instalações mais rápidas

Ubuntu 18.10 beta já está disponível

As instalações do Ubuntu 18.10 agora estão mais rápidas do que antes, graças ao uso de um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido pelo Facebook. O Zstandard (zstd), ativado por padrão no Cosmic Cuttlefish, funciona melhor em “cenários de compressão em tempo real”. Isso significa que ele pode descompactar as centenas de pacotes necessários para uma instalação do Ubuntu mais rapidamente do que as ferramentas de compactação existentes como Xz e Gzip.

Linux 4.18

Como o Ubuntu 18.10 é baseado no  Linux Kernel 4.18,  há várias melhorias de eficiência de energia, melhorias de desempenho e novo suporte de hardware está disponível para uso imediato.

Um novo tema

O Ubuntu 18.10 vem com um novo visual.

‘ Yaru ‘ (o tema GTK anteriormente conhecido pelo apelido Communitheme) é o novo tema padrão do GTK, substituindo o Ambiance antigo.

Um tema moderno e bem projetado, o Yaru atualiza o visual do Ubuntu sem diluir a personalidade da distro.

Embora existam algumas peculiaridades aqui e ali, como a coloração inconsistente de barras de informações, as pequenas manchas não diminuem a que é, possivelmente, a maior mudança oferecida no Ubuntu 18.10.

Um novo conjunto de ícones

Ubuntu 18.10 beta já está disponível

 

Igualmente, um dos pontos altos do novo tema Yaru GTK no Ubuntu 18.10 é o conjunto de ícones ‘Suru‘. Ele foi inspirado no Ubuntu Phone, criado pelo designer de código aberto Sam Hewitt. O Suru usa uma forma uniforme para todos os ícones. Assim, nem tudo acaba combinando em conjunto de cores e formas.

Portanto, você poderá sentir falta do acabamento presente em outros temas como o Papirus ou o Numix. Mesmo assim, é possível experimentaro remix da comunidade ‘ Suru ++ ‘.

GNOME 3.30

Ubuntu 18.10 beta - GNOME Shell

O Ubuntu 18.10 apresenta o GNOME 3.30 como o ambiente de desktop padrão. Consequentemente, ele se beneficia muito das várias melhorias e dos novos  recursos, embora com algumas divergências aqui e ali!

Por exemplo, agora você pode gerenciar dispositivos conectados a partir do novo  painel Thunderbolt dedicado  no aplicativo Configurações do sistema.

Não vê uma seção para as configurações do Thunderbolt? Isso ocorre porque, a partir do GNOME 3.30,  os painéis específicos de hardware se ocultam quando não são utilizados. Assim evita possíveis confusões sobre os recursos que não estão presentes.

Uma carga de aprimoramentos e otimizações de  desempenho para o GJS permite que o  GNOME Shell se beneficie do  menor uso de memória  e melhor desempenho geral. Pode ser subjetivo, mas as animações também parecem mais suaves.

Outros ajustes:

  • Os espaços de trabalho agora são exibidos o tempo todo  na sobreposição de atividades;
  • Conclusão do Emoji (por exemplo, digite “: cat:” e pressione TAB para ver os emoticons relacionados);
  • Novos avatares na configuração inicial do GNOME;
  • Discos podem descriptografar e montar volumes de armazenamento criptografados por VeraCrypt.

O Ubuntu 18.10 usa uma versão mais antiga do Nautilus, a versão 3.26 especificamente.

Snap

Os desenvolvedores do Ubuntu trabalharam para melhorar a velocidade de inicialização de aplicativos Snap pré-instalados, como o aplicativo Calculadora.

No tópico Snaps, agora você pode ver o status “publisher verificado” no Ubuntu Software. Do mesmo modo, também exibe resultados para aplicativos Snap que não são estáveis, como versões beta ou diárias. Você ainda pode optar por sair do Ubuntu Single Sign-on a partir da ferramenta de software.

Finalmente, se você estava cansado de ver pacotes Snap estranhos listados no Monitor do Sistema, ficará satisfeito em saber que agora eles estão estão ocultos por padrão.

Outras atualizações

Ubuntu 18.10

 

O beta vem com uma lista de softwares atualizados, incluindo o Mozilla Firefox 61, o LibreOffice 6.1.1 e o Shotwell 0.30.

Estranhamente, o beta ainda está usando o Thunderbird 52, apesar do lançamento do Thunderbird 60 ter chegado há vários meses!

Outras mudanças dignas de nota:

 

O que não rolou

Nem tudo saiu como planejado nesta versão do Ubuntu. Ficaram de fora:

  • Os planos para as subcategorias Snap app no ??aplicativo Ubuntu Software;
  • a alternância de baixa largura de banda;
  • suporte para o bloqueio de miniaplicativo de volume de clique médio;
  • dimensionamento fracionário;
  • integração do Android no Ubuntu 18.10. Embora a extensão GSConnect GNOME Shell esteja agora disponível nos arquivos principais do Ubuntu para aqueles que a desejam.

Onde baixar o Ubuntu 18.10 Beta

Ubuntu 18.10 Daily Builds lançado com novo tema padrão

Suru, novos ícones que virão por padrão no Ubuntu 18.10

Tenha em mente que as versões beta não são destinadas ao uso geral.  Se você quer um sistema superestável livre de bugs e possíveis quebras, não instale um beta.

Você pode baixar o Ubuntu 18.10 Beta do servidor no link abaixo:

Baixe o Ubuntu 18.10 Beta

Outros sabores do Ubuntu disponíveis

Da mesma forma, outros sabores do Ubuntu, como o Ubuntu MATE e o Ubuntu Budgie, também lançaram novas versões beta. Assim, eles são basicamente os mesmos que os do Beta 1, exceto por uma mudança aqui e ali.

Lançamento final em breve

Se você preferir que sua distribuição Linux esteja totalmente pronta, a data de lançamento estável do  Ubuntu 18.10 é 18 de outubro de 2018. Portanto, não custa esperar mais um pouco para experimentar o novo Ubuntu.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

System76 lança computador com hardware de código aberto

Previous article

Como instalar o Linux Kernel 4.18.10 no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE em qualquer distro Linux!

Next article

You may also like

More in Notícias