in

Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando

Nestas dicas para iniciantes, mostraremos diferentes maneiras de verificar.

Quando você instala uma distribuição Linux por conta própria, você sabe qual é a distribuição e a versão dela. Mas se você usar o SSH para efetuar login em um servidor remoto fornecido por uma empresa ou cliente, pode se perguntar qual é a distribuição e versão do Linux.

Assim, nestas dicas para iniciantes, mostraremos diferentes maneiras de verificar qual distribuição Linux você está executando.

Como descobrir qual versão do Linux você está executando?

Arquivo /etc/os-release

Se você está familiarizado com a estrutura de diretórios do Linux, provavelmente já sabe que o diretório /etc contém os principais arquivos de configuração do sistema.

O arquivo os-release no diretório /etc mantém as informações sobre a distribuição Linux. O arquivo fornece o nome da distribuição, versão da distribuição, nome da versão ou ID. Você pode usar o comando cat para visualizar o conteúdo do arquivo no terminal Linux:

cat /etc/os-release
Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando
Como você pode ver, o nome do Linux é Ubuntu e a versão é 20.04.

O conteúdo do /etc/os-release geralmente é diferente para diferentes distribuições. Além disso, as distribuições costumam usá-lo para fornecer informações adicionais, como onde obter suporte ou arquivar bugs.

No entanto, todos eles fornecem o nome e a versão da distribuição Linux; portanto, é uma maneira confiável de saber qual Linux você está executando.

Comando hostnamectl

A maioria das distribuições Linux atualmente usa o systemd. Nesse sistema, você pode usar o comando hostnamectl para obter detalhes da versão Linux.

hostnamectl

Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando

Você pode ver os detalhes da versão começando na linha Operating System. O comando hostnamectl é usado principalmente para lidar com o nome do host, mas ele fornece outros detalhes.

Comando lsb-release

Este não é um comando que você encontrará em todas as distribuições. É mais usado por distribuições baseadas em Debian. Você pode usar o comando lsb_release com a opção -a e ele fornecerá detalhes da distribuição:

lsb_release -a

Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando

Encontre a versão do kernel Linux

Por fim, agora que você sabe qual distro está executando, talvez queira saber sobre a versão do kernel Linux em execução no sistema. Nesse sentido, você pode obter os detalhes do kernel usando o comando uname em qualquer distribuição Linux.

uname -r
Veja como descobrir qual versão do Linux você está executando
A saída mostra apenas a versão do kernel Linux.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.

Kernel Linux 5.9 tem primeiro Release Candidate lançado

Kernel Linux 5.8 ganha primeira atualização e já está pronto para ser usado

Kernel Linux vai adotar linguagem politicamente correta