in

Vladimir Putin ainda usa o obsoleto Windows XP em seu escritório

A Rússia tem planos de adotar seu próprio sistema operacional baseado em Linux

Vladimir Putin ainda usa o obsoleto Windows XP em seu escritório
Fonte: Kremlin.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parece usar o Microsoft Windows XP, apesar dos riscos de invasões que o acompanham, de acordo com um relatório da OpenMedia.

A Microsoft parou de enviar atualizações de segurança para o Windows XP em abril de 2014. Assim, ele ficou vulnerável a tentativas de invasão.

Em 2016, um hospital na Austrália executando o Windows XP em seus sistemas foi atacado por um vírus que assumiu todas as operações dos hospitais. Apesar dos riscos envolvidos, o Windows XP ainda é usado em muitas residências, caixas eletrônicos e muitas instituições governamentais.

Vladimir Putin ainda usa o obsoleto Windows XP em seu escritório
A Rússia tem um plano maior de erradicar todos os sistemas operacionais populares de seus escritórios e adotar seu próprio sistema operacional baseado em Linux.

Vladimir Putin ainda usa Windows XP

O escritório de Putin no Kremlin e sua residência oficial em Novo-Ogaryovo, perto de Moscou, parecem ser alguns lugares onde o OpenMedia viu o Windows XP em seu computador.

Mais tarde, o chefe da Sociedade de Proteção à Internet da Rússia confirmou que os computadores de Putin executam a versão obsoleta do Windows.

Observação importante: Você ainda usa Windows XP? Saia dessa vida! Já pensou em experimentar alguma distribuição Linux própria para PCs antigos? Veja este artigo do Sempre Update onde estão listadas várias opções!

Curiosamente, o Microsoft Windows XP foi o último sistema operacional permitido pelo governo a ser usado nas agências governamentais da Rússia. Enquanto isso, o Windows 10 pode ser usado apenas em escritórios do governo que não possuem segredos de estado.

Assim, a Rússia tem um plano maior de erradicar todos os sistemas operacionais populares de seus escritórios e adotar seu próprio sistema operacional baseado em Linux. Putin já aprovou a lei da Internet Soberana, que isola a internet da Rússia do resto do mundo.

Além disso, na intenção de remover influências estrangeiras, a Rússia decidiu recentemente criar sua própria Wikipedia. Ainda mais, o país introduziu uma nova lei que forçará smartphones, PCs e outros eletrônicos a serem fornecidos com softwares russos pré-instalados.

Fonte: Foss Bytes