Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

10/08/2021 às 17:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

X.Org Server 21.1 terá lançamento em breve

X.Org DMX caiu após mais de uma década de falhas

Desta vez, parece que é para valer. Depois de muito tempo em desenvolvimento, o X.Org Server 21.1 terá um lançamento estável nas próximas semanas. É esperar para ver se vão cumprir a promessa depois de tanto tempo sem novidades em relação a este recurso. O mesmo ocorreu com o X.Org Server 1.21.

É bom a equipe se apressar, uma vez que mais desktops Linux estão mudando para o Wayland (e contando com o XWayland para suporte a aplicativos e jogos X11 legacy). No entanto, ainda existem algumas distribuições Linux e outros sistemas operacionais como BSDs e Solaris contando com o suporte tradicional do X.Org Server. Já se passaram três anos desde o lançamento do X.Org Server 1.20 e, embora nenhum fornecedor importante esteja apoiando um novo lançamento do X.Org, parece que algo vai acontecer.

Seguindo um instantâneo de desenvolvimento do X.Org Server 21.1 em julho, depois que o desenvolvedor independente Povilas Kanapickas se preparou para mais um lançamento, ele agora está planejando fazer um lançamento estável. 

X.Org Server 21.1 terá lançamento em breve

X.Org Server 21.1 terá lançamento em breve

Inicialmente, falava-se sobre potencialmente apenas lançar o Xorg DDX por si só, semelhante aos lançamentos autônomos do XWayland que começaram, mas agora as coisas estão avançando para um lançamento do servidor X.Org sem retirar o código XWayland DDX para permitir que continue como autônomo liberado por si só, sem ser duplicado em versões futuras do X.Org Server.

Povilas Kanapickas anunciou um plano para iniciar o congelamento do driver ABI em uma semana em 16 de agosto e, em seguida, criar um candidato à versão X.Org Server 21.1 em 30 de agosto. Candidatos a lançamentos continuariam quinzenais até que o X.Org Server 21.1 estável estivesse pronto para lançamento.

O plano também é ramificar o código do X.Org Server 21.1 para o primeiro candidato a lançamento. Normalmente, o código do X.Org Server não se ramifica até que o lançamento real aconteça, mas devido à remoção do código XWayland, a ramificação será feita a tempo para os candidatos a lançamento.

Finalmente, vários anos após o X.Org Server 1.20 e ninguém se preparando para organizar o próximo lançamento, parece que o X.Org Server 21.1 vai se materializar em setembro ou outubro. Embora com mais distribuições Linux mudando para o Wayland por padrão, a ênfase é menos importante hoje em dia. O momento deste lançamento 21.1 também o torna fora do alcance para ser visto no Ubuntu 21.10 ou mesmo no Fedora 35, mas pelo menos aí temos versões autônomas do XWayland para desfrutar.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.