XWayland 21.1 Release Candidate oferece split do X.Org Server

Novo X.Org Server é lançado
xwayland

O XWayland 21.1 está avançando como uma versão autônoma do XWayland separada do servidor X.Org. Dado que o X.Org Server 1.21 não possui qualquer movimento em direção ao lançamento, sem ninguém se preparando para supervisionar a atualização tão atrasada, os engenheiros da Red Hat desenvolveram o plano para lançamentos autônomos do XWayland que são separados do resto do código-base do xorg-server. Isso deve agilizar pelo menos para obter o cliente X11 atualizado no suporte Wayland para os usuários.

O código XWayland dentro do X.Org Server é uma das principais áreas que ainda estão vendo atividade no código-base Git do X.Org Server junto com outros componentes como xf86-video-modesetting. No entanto, sem organizar uma nova versão do servidor X.Org, a versão XWayland está sendo desenvolvida a partir daí para fornecer uma versão autônoma mais gerenciável.

XWayland 21.1 Release Candidate oferece split do X.Org Server

XWayland 21.1 Release Candidate oferece split do X.Org Server

Os lançamentos autônomos do XWayland são planejados para fazer parte dos recursos do Fedora 34 e, provavelmente, funcionarão no RHEL e similares com o tempo. Os desenvolvedores do Ubuntu também estão procurando fazer uso dos pacotes autônomos do XWayland. Assim, a ideia é já ter o recurso a partir do Ubuntu 21.04 Wayland por padrão. 

Então, provavelmente veremos os pacotes autônomos do XWayland amplamente adotados em distribuições ao longo do tempo, especialmente se nenhuma versão 1.21 conseguir acontecer. E ao mesmo tempo, enquanto o KDE Plasma e outros desktops resolvem o resto de seus problemas do Wayland para trazê-lo à qualidade de produção.

O lançamento do XWayland 21.1 deve ocorrer em meados de março. Para isso, o XWayland 21.1 Release Candidate saiu hoje.

Mais detalhes

Assim, sobre o X.Org Server 1.20, o XWayland 21.1 está trazendo muitas correções:

  • suporte a provedor GLX apoiado por EGL;
  • limites de tamanho de tela RandR expandidos;
  • suporte para retrocesso para OpenGL ES 2.0 se não tiver pelo menos OpenGL 2.1 no GLAMOR;
  • manipulação de emulação de modo de vídeo aprimorada;
  • correções de vazamento de memória;
  • alterações de manipulação do XWayland GLAMOR;
  • suporte para buffer de janela múltipla;
  • a extensão da janela de visualização Wayland (wp_viewport) agora sendo suportada;
  • suporte a xdg-output-unstabl1-v1 versão 3;
  • e dezenas de outros patches XWayland.

Portanto, mais detalhes sobre o XWayland 21.1 RC1 por meio do anúncio de lançamento com os lançamentos autônomos sendo gerenciados por Michel Dänzer.

Phoronix