Tutoriais

11/01/2022 às 23:10

15 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Gerencie suas tarefas com os melhores aplicativos para Linux! São ótimas alternativas ao Microsoft To Do!

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Sua produtividade pode ser melhorada através do gerenciamento eficaz da sua lista de tarefas. Alguns preferem apenas manter uma lista de tarefas em um arquivo de texto, ou mesmo apenas usando um papel e uma caneta. Outros usuários geralmente recorrem a um aplicativo. Então neste artigo, 5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux, destacamos 4 aplicativos gráficos e 1 ferramenta baseada em terminal para gerenciar sua lista de tarefas de forma eficaz.


Como ativar o suporte a pacotes Flatpak no Linux

Também é possível instalar todos os aplicativos através de pacotes Flatpak pelo FlatHub ou através dos pacotes Snaps. No entanto, vou deixar um artigo com instruções para ativar o suporte ao Flatpak. Vale lembrar que os usuários do Fedora já possuem suporte ao famosos pacotes Flatpak, e os usuários do Ubuntu Linux já possuem suporte a pacotes Snap.

Melhores aplicativos para gerenciar lista de tarefas no Linux

GNOME To Do

O GNOME To Do é um gerenciador de tarefas pessoal projetado especificamente para a área de trabalho do GNOME. Ao comparar o GNOME To Do com alguns outros nesta lista, ele possui vários recursos interessantes.

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

O GNOME To Do fornece a organização de tarefas por listas e a capacidade de atribuir uma cor a essa lista. Dessa forma, podemos atribuir para cada tarefa individual informações como datas, prioridades e notas. Além disso, o GNOME To Do possui extensões, permitindo ainda mais recursos, incluindo suporte para todo.txt e sincronização com serviços on-line, como todoist.

Instale o GNOME To Do no Fedora usando o aplicativo Software ou usando o seguinte comando no Terminal:

Terminal
sudo dnf install gnome-todo

Você também pode instalar o GNOME To Do através dos pacotes Flatpak em qualquer distribuição Linux com o comando abaixo:

Terminal
flatpak install flathub org.gnome.Todo
flatpak run org.gnome.Todo

Getting things GNOME!

Antes do GNOME To Do existir, o aplicativo para criar tarefas no GNOME era Getting things GNOME! Esse aplicativo GNOME de estilo antigo tem um layout de múltiplas janelas, permitindo que você mostre os detalhes de várias tarefas ao mesmo tempo. Em vez de ter listas de tarefas, o GTG tem a capacidade de adicionar sub-tarefas. O GTG também tem a capacidade de adicionar prazos com datas de início e fim. Sincronizar com outros aplicativos e serviços também é possível no GTG via plugins.

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Instale o Getting Things do GNOME usando o aplicativo Software ou usando o seguinte comando no Terminal:

Terminal
sudo dnf instalar gtg

Você pode instalar o Getting Things do GNOME no Linux através dos pacotes Flatpak:

Terminal
flatpak install flathub org.gnome.GTG
flatpak run org.gnome.GTG

Go for it!

Go for it! é um aplicativo bem simples de gerenciamento de tarefas. Ele é usado simplesmente para criar uma lista de tarefas e marcá-las como concluídas. Todavia não tem a capacidade de agrupar tarefas ou criar sub-tarefas. Por padrão, Go For It! armazena as informações no formato todo.txt, dessa forma permitindo uma sincronização mais simples com serviços online e outras aplicações. Além disso, Go For It! contém um temporizador simples para rastrear quanto tempo você gastou na tarefa atual.

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Go For It! está disponível para download no repositório do aplicativo Flathub. Para instalar, simplesmente ative o Flathub como uma fonte de software e, em seguida, instale por meio do aplicativo Software.

Leia mais sobre o Flatpack em Flathub é renovado e permite pesquisar, descobrir e instalar aplicativos no Flatpak

Você também pode instalar o Go For It utilizando pacotes Flatpak:

Terminal
flatpak install flathub de.manuel_kehl.go-for-it
flatpak run de.manuel_kehl.go-for-it

Agenda

Se você está procurando um aplicativo extremamente simples, o Agenda pode ser sua opção. Crie tarefas, marque-as como concluídas e exclua-as da sua lista. Agenda mostra todas as tarefas (ou concluídas ou abertas) até você removê-las.

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Agenda está disponível para download no repositório de aplicativos do Flathub.

Terminal
flatpak install flathub com.github.dahenson.agenda
flatpak run com.github.dahenson.agenda

Taskwarrior

Taskwarrior é um programa de gerenciamento de tarefas via linha de comando. Ele é altamente personalizável, mas também pode ser usado no formato padrão. Usando comandos simples, você pode criar tarefas, marcá-las como concluídas e listar as tarefas abertas atualmente. Além disso, as tarefas podem ser marcadas, adicionadas a projetos, pesquisadas e filtradas. Então podemos configurar tarefas recorrentes e aplicar datas de vencimento as tarefas.

5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Linux

Neste artigo da Fedora Magazine (em Inglês) temos uma visão geral do Taskwarrior.

Instale o Taskwarrior com o comando abaixo no Terminal:

Terminal
sudo dnf install task

O Task também pode ser instalado em qualquer distribuição Linux, no entanto utilizando pacotes Snap. Caso queira instalar em sua distribuição, execute o comando abaixo:

Terminal
snap install task --classic

Em conclusão, esperamos que este artigo 5 aplicativos para gerenciar sua lista de tarefas no Fedora ajude na produtividade do seu dia a dia.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.