Hoje em dia com o avanço das tecnologias em torno da banda larga com ultravelocidades, ainda existem muitos servidores que limitam downloads ou upload de dados. Com isso, muitos usuários ainda enfrentam problemas, mas hoje vamos passar uma dica simples para fazer downloads mais rápido no Linux.
A gente sabe que a maioria dos usuários faz downloads utilizando o BitTorrent, usando protocolos como HTTP, FTP e outros meios a fim de tentar fazer o download mais rápido e tirar proveito das altas velocidades de internet.
Eis que surge o Motrix, um gerenciador de downloads completo, e que suporta quase todo tipo de download, eu diria todos os tipos que conhecemos. Com o Motrix, é possível baixar por HTTP, FTP, BitTorrent, Magnet, Baidu, NetDisk e muitos outros protocolos, é muito simples e você consegue ter todos eles em um único aplicativo.
Como instalar o Motrix no Linux
Para instalar o gerenciador de download Motrix no Linux, você vai precisar usar o Termina. Vale lembrar que vamos apresentar duas formas de instalação, um para o Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados, e outro para todas as outras distribuições como Fedora, Mageia, openSUSE, ou seja, para todas as outras distribuições Linux.
Para instalar o Motrix no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados, execute:
wget -c https://github.com/agalwood/Motrix/releases/download/v1.6.11/Motrix_1.6.11_amd64.deb
sudo dpkg -i Motrix_1.6.11_amd64.deb
sudo apt -f install
Para instalar o Motrix no Fedora ou derivados que utilizando o dnf como gerenciador de pacotes, execute:
wget -c https://github.com/agalwood/Motrix/releases/download/v1.6.11/Motrix-1.6.11.x86_64.rpm
sudo dnf install Motrix-1.6.11.x86_64.rpm
sudo dnf update
Instale o Motrix no Linux utilizando pacotes snap ou Appimage
Snap do Motrix para Linux
Para esta instalação, vamos utilizar pacote Snap do Motrix, caso você tenha alguma distribuição Linux que ainda não tenha suporte, não se preocupe, temos um artigo onde abordamos Como utilizar os pacotes Snap em qualquer distribuição Linux! Confira os comandos, são simples! E depois execute os comandos abaixo:
wget -c https://github.com/agalwood/Motrix/releases/download/v1.6.11/Motrix_1.6.11_amd64.snap
sudo snap install --dangerous Motrix_1.6.11_amd64.snap
AppImage do Motrix para Linux
Caso você precise do Motrix como AppImage é possível. Observe que também temos um guia completo para te ajudar a manipular pacotes AppImage no Linux.
wget -c https://github.com/agalwood/Motrix/releases/download/v1.6.11/Motrix-1.6.11.AppImage
Agora, você já tem o Motrix instalado, e consequentemente não vai precisar ter um aplicativo para cada tipo de download ou protocolo. Caso você precise de mais informações, acesse o site oficial do Motrix. Lembre-se de guardar essa dica valiosa, afinal não existe nada mais chato que downloads lentos.
Além disso, saiba que o fato de você fazer downloads lentos no Linux não é culpa do sistema. É importante lembrar que o servidor aonde o seu download está hospedado pode estar limitando o número de conexões, e assim o download será lento.
Mas, com a ajuda do Motrix é possível fazer downloads mais rápidos de qualquer coisa, especialmente porque ele cria várias conexões e divide os arquivos. Desta forma, o download no Linux será mais rápido.