Como instalar o openSUSE Tumbleweed

como-instalar-o-opensuse-tumbleweed

Este é um guia passo a passo com todas as instruções para você instalar o openSUSE Tumbleweed no PC. openSUSE Tumbleweed é a versão rolling release do tradicional openSUSE. Além disso, o sistema é baseado no SUSE Linux.

Sobre o openSUSE Tumbleweed

A distribuição openSUSE Tumbleweed é a versão de lançamento contínuo do openSUSE. Nele estão os mais novos aplicativos estáveis. Além disso, o Linux Kernel também é atualizado com frequência. Saiba que o openSUSE é uma escolha popular para usuários avançados e desenvolvedores de software que precisam desenvolver usando as mais recentes pilhas de software e IDEs.

Requisitos de Sistema Recomendados para o openSUSE Tumbleweed

  • Processador dual core de 2 Ghz ou superior
  • 2 GB de RAM ou superior
  • Mais de 40 GB de espaço livre no disco rígido
  • Uma unidade de DVD ou porta USB para a mídia de instalação
  • O acesso à Internet é útil e necessário para o Network Installer

Para quem o openSUSE Tumbleweed é indicado

Os usuários da distribuição Tumbleweed precisam ter habilidades avançadas, incluindo a capacidade de compilar módulos de kernel adicionais. Este fato sempre ocorre com distribuições Linux rolling release quando o kernel é atualizado. Assim, estas questões sempre ocorrem porque as atualizações frequentes do kernel do Linux causam problemas com drivers gráficos proprietários e outros módulos de driver de kernel de terceiros.

Para usuários menos experientes que não desejam compilar módulos do kernel, o openSUSE Leap, com seu ciclo de lançamento mais lento, é mais adequado que o Tumbleweed. Tumbleweed é construído como qualquer distro tradicional, só que as atualizações são mais rápidas. Assim, sempre que um novo software é atualizado para uma nova versão, o openSUSE Tumbleweed também é.

Empacotamento do openSUSE Tumbleweed

Como em qualquer distribuição, todos os pacotes são criados e enviados juntos como uma distribuição coesa. Eles certificam-se de que os pacotes sejam compatíveis. Mas, se por ventura invalidarem outro pacote, os pacotes dependentes serão reconstruídos. Eles usam o Open Build Service (OBS) para acelerar os processos de compilação e usam o openQA para automatizar os testes. E assim, utilizam cenários do mundo real que testam instalações, atualizações, inicialização dupla, live CDs, instalações de rede e muito mais.

Milhares de testes podem ser executados, uma nova versão do Tumbleweed é lançada automaticamente se for aprovada. E com isso, ao invés de levar semanas para desenvolver e testar imagens de disco e repositórios, o Tumbleweed faz isso cinco vezes por semana.

Características e recursos principais do openSUSE Tumbleweed

Atualizado continuamente

Você instala uma vez e aproveita para sempre. Você não precisa mais se preocupar a cada seis meses com atualizações maciças do sistema que correm o risco de quebrar seu sistema.

Vanguarda

Você obtém atualizações frequentes que não apenas abordam vulnerabilidades ou squash bugs, mas refletem os recursos e desenvolvimentos mais recentes, como kernels novos, drivers atualizados e versões recentes do ambiente de desktop.

Estabilidade

As atualizações são exaustivamente testadas em relação aos padrões de qualidade da indústria, aproveitando um serviço de compilação que outras distribuições Linux. Não apenas cada nova versão de um pacote é testada individualmente, mas diferentes clusters de versões são testados entre si, garantindo que seu sistema seja consistente.

Funciona bem com qualquer hardware

Graças à sua natureza de ponta e completamente testada, o Tumbleweed atende seu hardware e dispositivos como poucas outras distribuições Linux, tornando-o uma excelente versão para estações de trabalho, laptops e notebooks.

Seguro

Caso algo indesejado ocorra, você sempre pode reverter para um estado anterior e encontrar seus arquivos e programas exatamente como estavam antes de uma atualização irregular. Construído a partir das versões mais recentes do kernel, compilado com os mais recentes patches de mitigação Spectre/Meltdown, com firewall e políticas de segurança fortes ativadas por padrão, sua segurança é garantida imediatamente.

Poderoso

Aproveitando as tecnologias pelas quais o openSUSE é conhecido, como o sistema de arquivos Btrfs, o utilitário snapper de linha de comando, bem como o YaST, o Tumbleweed dá a você controle total sobre seu sistema, permitindo que você defina as configurações desejadas e seja feito com isso. Você não precisa mais se preocupar com um sistema interferindo no seu fluxo de trabalho.

Base experiente

Tumbleweed baseia-se em décadas de uso, teste e depuração por centenas de usuários avançados, desenvolvedores, administradores de sistema e executores exigentes que não podem comprometer seu fluxo de trabalho. A solidez do Tumbleweed está incorporada em muitos pacotes principais cujo DNA deriva do SUSE Linux Enterprise Server.

Como instalar o openSUSE Tumbleweed

Para começar vamos fazer o download da ISO. Ao acessar o site do openSUSE Tumbleweed você terá várias arquiteturas. No entanto, para facilitar, vamos deixar o botão download direto para a versão de 64 bits e 32 bits. Fique atento a arquitetura do seu computador. No entanto, se você não sabe qual é a sua arquitetura, execute o comando abaixo no Terminal. Assim, se o resultado for x86_64 é um computador de 64 bits e se for i686 é 32 bits.

Terminal
arch

Download do openSUSE Tumbleweed

Para fazer o download clique no botão abaixo:

Após baixar utilize um DVD ou um pendrive para gravar. Temos alguns tutoriais que podem te ajudar nisso:

Iniciando a instalação do openSUSE Tumbleweed

Agora que você já tem o pendrive gravado ou o DVD. Altere a BIOS do seu computador para iniciar a mídia de instalação do openSUSE Tumbleweed.

Tela inicial do openSUSE Tumbleweed

Observe a primeira tela. Observe que está em inglês, pressione F2 para que o menu de linguagens seja carregado.

Tela inicial

Após pressionar F2, utilize as teclas do teclado para locomover o cursor até Português (Brasil).

Após selecionar o idioma, pressione ENTER para confirmar a seleção. Logo, o instalador do openSUSE Tumbleweed vai carregar o idioma Português (Brasil).

Note que a opção “Instalação” já está pré-selecionada. Pressione ENTER para continuar. Aguarde o sistema carregar todas as informações.

O instalador vai fazer uma checagem inicial. É nele que será verificado se o seu computador cumpre os requisitos mínimos para instalar o openSUSE Tumbleweed. Após concluir clique em “Próximo” ou pressione ENTER.

Nesta etapa, observe que será a hora de ler o contrato de licença e testar o teclado. O teste de teclado é ideal para quem não tem um teclado em Português, ou seja, sem o “ç”. Se aceitar o termos, clique em “Próximo”.

Agora, chegamos a um ponto importante. Observe que na caixa de diálogo do Yast2 é recomendado ativar os repositórios online. Desta forma, escolha “Sim”. Saiba que é muito importante que os repositórios sejam ativados agora para que a instalação do openSUSE Tumbleweed esteja atualizada.

Neste passo, vamos escolher os repositórios do openSUSE Tumbleweed.

Agora, aguarde até que os repositórios sejam adicionados a nossa instalação!

Escolhendo o ambiente de Desktop durante a instalação do openSUSE Tumbleweed

Agora, chegamos ao momento mais importante. Neste passo, você precisa escolher qual o ambiente de desktop vai querer utilizar. No entanto, se você não conhece ou não tem certeza, temos um artigo que pode te ajudar.

Se você gosta do jeito “Windows”, escolha a opção KDE. No meu caso, eu acho o KDE melhor que o GNOME, não por questões de estabilidade, porque estou acostumado com ele. Escolha o ambiente e clique em “Próximo”.

Particionamento do openSUSE Tumbleweed

Agora chegou o passo para organizar o disco. Note que por questões de praticidade, o próprio instalador do openSUSE Tumbleweed vai sugerir um mapa. Mas, se você tem conhecimento sobre essa parte, pode alterar como quiser. No entanto, para efeitos de facilidade, vamos manter o particionamento sugerido para nossa nova instalação do openSUSE Tumbleweed.

Fuso horário

Agora, neste mapa, você tem todas as localidades cujo o fuso horário muda. Então, você pode clicar sobre o mapa para que a localidade do fuso horário seja selecionada. Mas, se preferir, você pode clicar no botão “Região” e escolher a localidade mais adequada.

Criação de usuário durante a instalação do openSUSE Tumbleweed

Agora vamos criar um usuário. Nesta etapa é importante que você crie um usuário para logar no sistema. Além disso, utilize uma senha que você costuma lembrar. Por uma questão prática, não ignore a criação do usuário. No campo nome completo, escreve seu nome, pode até usar cedilha, acentos, etc. No campo nome de usuário, utilize um nome sem acentos, cedilha ou caracteres. Isso vai facilitar muito a sua vida.

Quando você digitar o seu nome completo, o campo “Nome de usuário” será preenchido automaticamente. Mas, você pode alterar para o que desejar, ou manter o sugerido.

Veja como ficou:

Última etapa da instalação do openSUSE Tumbleweed

Chegamos na última etapa da instalação do openSUSE Tumbleweed. Aguarde até que tudo seja carregado pelo instalador.

Quando tudo estiver pronto, você verá a seguinte tela. Observe que o botão instalar estará na cor verde esperando você clicar. Clique em instalar e aguarde!

Confirmação de instalação! Leia atentamente!

Iniciando a instalação do openSUSE Tumbleweed

Nesta etapa, aguarde. Neste passo, os pacotes serão baixados e instalados. Assim, depende da sua conexão com a internet e da velocidade com seu computador.

Neste momento, o instalador já está concluindo. O sistema será reiniciado. Lembre-se de remover o pendrive ou o DVD. Caso não o remova, a instalação começará novamente.

Iniciando o openSUSE Tumbleweed após instalar

Feito! O openSUSE Tumbleweed foi instalado com sucesso! Agora é só utilizar!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile