A comunidade Linux Questions é um fórum popular entre a comunidade Linux que tem mais quinhentos mil membros. Pois bem, essa comunidade publicou os resultados de sua pesquisa anual. Os usuários puderam votar para escolher as distros, aplicações e ferramentas mais populares entre os usuários de Linux. E o resultado foi este: Linux Mint, Firefox, Signal e GIMP entre os programas e distros mais valorizados pela comunidade Linux.
Os usuários votaram em quase 40 categorias, desde navegadores, ambientes de área de trabalho, aplicativos de mensagens, soluções de privacidade, ferramentas de backup, clientes de email e muito mais.
Ubuntu perde o trono e Vivaldi empata com o Chromium
Os resultados foram bastante semelhantes aos do ano passado. Porém, desta vez, entre as distros, o Linux Mint conseguiu superar o Ubuntu. De fato, a distribuição Canonical, que foi a melhor classificada na pesquisa anterior, ficou em terceiro lugar, nove pontos abaixo do Slackware. Este perde apenas por três votos para o Mint.
Eles são seguidos pelo veterano Debian, depois há MX Linux, Fedora, Manjaro, Arch e Open SUSE. Do lado do ambiente desktop, o KDE Plasma foi o mais votado, seguido de perto pelo XFCE. Mate, GNOME Shell e Cinnamon os seguem à distância com quase o mesmo número de votos.
No caso dos navegadores, o Firefox quase conseguiu quase todos os votos. Mais de 57% dos usuários escolheram o navegador Mozilla. O Chrome ficou em segundo com 11,30%, seguido de perto por Chromium e Vivaldi empatado em terceiro lugar. A pesquisa informal mostra ainda queSlackware, Vivaldi e Discord estão subindo posições entre usuários de Linux
Outros resultados
VLC foi o vencedor na categoria de melhor video player do ano e também no melhor player de áudio. Do lado dos clientes de e-mail, o Thunderbird é a alternativa indiscutível, com mais de 61% dos votos.
Nem todas as categorias receberam o mesmo número de eleitores, e embora a amostra seja relativamente pequena (cerca de 500 votos médios por categoria), números como os do DistroWatch são comparados de forma muito semelhante no caso da popularidade das distribuições.