Toshiba está desenvolvendo uma solução de segurança de rede baseada em tecnologia quântica

Computador quântico emissor de luz alcança supremacia quântica

A Toshiba anunciou recentemente sua intenção de entrar no mercado de computação quântica. A empresa recentemente se afastou de seu decadente negócio de laptops.

A Toshiba está atualmente trabalhando em projetos de criptografia quântica e fornece soluções de comunicação baseadas em tecnologias quânticas inquebráveis para clientes de telecomunicações.

Toshiba está desenvolvendo uma solução baseada em tecnologia quântica

Seu segmento de computação quântica tem como alvo setores vulneráveis, como finanças, saúde e defesa. A tecnologia de chave quântica distribuída (QKD) será usada para conectar parceiros remotos confiáveis por meio de uma rede dedicada que utiliza tecnologia de fótons para segurança.

Toshiba está desenvolvendo uma solução de segurança de rede baseada em tecnologia quântica
A Toshiba anunciou recentemente sua intenção de entrar no mercado de computação quântica. Imagem: Toru Hanai | REUTERS.

Taro Shimada, vice-presidente corporativo, declarou que a criptografia quântica estará no coração da configuração da comunicação:

Nosso plano de negócios é muito mais profundo e amplo do que vender hardware criptográfico quântico. Estamos desenvolvendo uma plataforma quântica e serviços que não apenas fornecerão chaves quânticas e uma rede quântica, mas também permitirão o nascimento de uma internet quântica.

A tecnologia quântica usa as propriedades comportamentais dos fótons e elétrons para proteger os dados. Ela também aproveita esses elementos para acelerar o processamento de informações.

O rápido desenvolvimento das capacidades de processamento quântico é atualmente crítico para a segurança da rede, especialmente agora que a Rússia e a China estão se envolvendo.

O principal ponto fraco das redes convencionais é que os dados transmitidos podem ser facilmente interceptados e descriptografados usando algoritmos de descriptografia de força bruta futuristas executados por poderosos computadores quânticos. Isso leva à necessidade de soluções de chaves quânticas distribuídas.

Devido ao aumento da demanda, a Toshiba estima que gerará US$ 3 bilhões em receita com seu empreendimento de computação quântica até 2030. Ela prevê que o mercado crescerá cerca de US$ 12 bilhões nos próximos dez anos.

Fonte: Tech Spot

Toshiba diz que criou um algoritmo que supera computadores quânticos usando hardware padrão de silício

D-Wave diz que seu sistema quântico de 5.000 qubits está pronto para negócios

Quando veremos um PC quântico?

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile