O desenvolvedor líder do UBports, Marius Gripsgard, compartilhou hoje no Twitter o que parece ser outra jogada inovadora para o projeto Ubuntu Touch. Por enquanto, todos esperam que a UBports libere o Ubuntu Touch OS para o telefone Librem 5 do Purism Linux , que acabou de ser enviado aos apoiadores na semana passada. No entanto, Marius Gripsgard e sua equipe de desenvolvedores habilidosos conseguiram portar o sistema operacional móvel Ubuntu Touch para o PinePhone do PINE64. Portanto, o Ubuntu Touch roda no smartphone Linux de código aberto PinePhone.
Como você pode ver no vídeo e nas capturas de tela anexadas abaixo, o Ubuntu Touch funciona perfeitamente no PinePhone, um smartphone Linux de código aberto criado pela empresa PINE64, conhecido por desenvolver os computadores de placa única (SBCs) e os computadores Pinebook.
Ubuntu Touch roda no smartphone Linux de código aberto PinePhone
This uses lima (open source mali drivers) and i’m super impressed with how smooth it already is! consider how still young lima is. It’s also smoother than the video after fixing some issues 😀 Give lima some more month and i think we are 100% up with mali blobs 😀 https://t.co/jRT4LtQjIC
— Marius Gripsgard (@Mariogrip) October 4, 2019
O PinePhone vem com um bom hardware, incluindo LCD de 5,95 polegadas com resolução de 1440×720 e proporção de 18: 9, um chip Allwinner A64 Quad-Core com GPU Mali 400 MP2, 2GB LPDDR3 RAM, 16GB de armazenamento eMMC flash, porta USB-C, Micro SD inicializável, Wi-Fi 802.11 / b / g / n, Bluetooth 4.0 A2DP e GPS (GPS-A e GLONASS).
PinePhone disponível para pré-encomenda agora
Embora pareça que o PinePhone estará recebendo o Ubuntu Touch antes do telefone Librem 5 Linux, o dispositivo ainda não está disponível para compra na loja PINE64. Os interessados no PinePhone podem fazer uma pré-encomenda no momento por apenas US $ 149,99. Porém, lembre-se de que eles são destinados apenas para desenvolvedores Linux no momento.
Se você não é um desenvolvedor com uma vasta experiência em Linux, pode comprar o smartphone PinePhone Linux ainda este ano. Em breve, os primeiros aparelhos começarão a ser enviados.
Para saber mais sobre o PinePhone, consulte o site oficial. Enquanto isso, esperaremos que o UBports adicione o PinePhone como um dispositivo oficialmente suportado em seu site.