SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

11 comandos e programas interessantes no Linux

Conheça comandos e programas bastante úteis e pouco conhecidos.

O terminal do Linux divide opiniões. Enquanto administradores de rede o consideram imprescindível,  alguns usuários costumam evitar o uso e manipulação da linha de comando. Porém, ambos concordam sobre o poder e versatilidade dos inúmeros comandos presentes no sistema operacional do pinguim. Devido a imensidão de programas e instruções, é praticamente impossível decorar ou mesmo saber de todos. Pensando nisso, serão apresentados alguns recursos muito úteis e interessantes, porém pouco conhecidos logo a seguir.

tree

O primeiro a ser apresentado é o Tree. Esse programa exibe o conteúdo de uma pasta por meio de ramificações, semelhante a uma árvore, facilitando a leitura do conteúdo pelo terminal. Para instalá-lo e fazer os testes basta executar os comandos abaixo:

# apt install tree

Após a instalação basta chamar o comando no diretório pretendido

# tree
Lembrando que antes da instalação de qualquer pacote é importante atualizar a lista de repositórios com o comando: # apt update e os comandos devem ser executados na condição de super usuário.

mtr

Muito provavelmente você deve conhecer os comandos ping e traceroute, o mtr é uma combinação dessas duas instruções de maneira gráfica ou visualmente mais agradável. Para isso faça:

# apt install mtr

Exemplo de como pode ser utilizado: 

# mtr google.com

colortail

O colortail é bastante pertinente, pois permite que a saída do comando tail no terminal seja apresentada de forma colorida.

# apt install colortail

Exemplo: 

# colortail -f /var/log/syslog

last

Esse comando exibe todos os usuários recentemente logados, incluindo data, horário, IP e outros detalhes do acesso.

# last

Ctrl + X + E

A próxima dica na verdade é um atalho pouquíssimo conhecido. Ele tem a função de abrir rapidamente um editor de texto como o nano ou vim, de maneira exemplificada.

cal

O cal é um comando simples e muito funcional para uma consulta rápida no calendário.

└──> $ cal
     Junho 2017       
Do Se Te Qu Qu Se Sá  
             1  2  3  
 4  5  6  7  8  9 10  
11 12 13 14 15 16 17  
18 19 20 21 22 23 24  
25 26 27 28 29 30  

figlet

O figlet é uma boa opção para quem precisa escrever textos em forma de caracteres ASCII. Por padrão ele não vem instalado em grande parte das distribuições se fazendo necessário a instalação.

# apt install figlet
Exemplo de uso:
# figlet frase_desejada

A figura abaixo ilustra a função do programa:
figlet

id

O comando id retorna informações do usuário, bem como identificadores e os grupos pertencentes.

stat

Uma outra maneira de obter informações detalhadas sobre determinada pasta ou arquivo, tais como: data de modificação e criação, usuários, grupos entre outros.

stat nome_da_parta_ou_arquivo

ss

O ss é um recurso bem completo. Semelhante ao netstat é possível filtrar informações detalhadas de conexão TCP/IP e processos de forma mais ágil.

Exemplo de uso:

# ss -s

Exibe um resumo geral com estatísticas de conexão.
Para maiores informações a respeito das flags de filtragem, consulte o manual do programa:

# man ss

Ctrl + L

Por ultimo e tão importante quanto os mencionados anteriormente, temos mais um atalho. Esse tem a função de limpar a tela do terminal de forma produtiva, substituindo o comando clear. Portanto, vale a pena testar as dicas a pouco apresentadas, se conhece outro comando e deseja compartilhá-lo deixe nos comentários.

Comentários