in

11 Distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits

Veja algumas as principais distribuições de Linux que ainda oferecem suporte a 32 bits.

A cada dia que passa, menos distribuições Linux possuem versões para arquitetura de 32 bits. Arch Linux, Ubuntu, Fedora, todos abandonaram o suporte para esta arquitetura mais antiga. No entanto, se você tiver hardware mais antigo e quer aproveitá-lo, não se preocupe. Ainda existem algumas opções para escolher para o seu sistema de 32 bits. Então, veja neste artigo 11 distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits.

Porém, antes de mais nada, como saber se o seu computador é de 32 bits ou 64 bits no Linux?

Se você estiver usando o Ubuntu ou qualquer outra forma de Linux, ainda é fácil descobrir se o seu sistema é de 32 ou 64 bits. Lembre-se de que estamos falando sobre o processador aqui, não o próprio sistema operacional.

Abra um terminal e execute o seguinte comando:

lscpu

Feito isso, aparecerá algo assim como a imagem abaixo:

11 Distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits

 

11 Distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits

1. Debian

11 Distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits
Créditos de imagem: mrneilypops/Deviantart
O Debian é uma escolha fantástica para sistemas de 32 bits porque eles ainda o suportam na versão estável mais recente. No momento, esta seria o Debian 10 “buster”. O sistema oferece uma versão de 32 bits e é compatível até 2024.

Se você é novo no Debian, vale a pena mencionar que você obtém documentação sólida para tudo em seu wiki oficial. Portanto, não deve ser um problema para começar.

Debian

2. Slax

Slax Screenshot

É baseado no Debian, mas pretende ser uma opção portátil e rápida que deve ser executada por meio de dispositivos como USB ou DVDs. Você pode baixar o arquivo ISO de 32 bits de seu site gratuitamente ou comprar um DVD regravável/pendrive criptografado com Slax pré-instalado.

Claro, isso não vai substituir um sistema operacional de desktop tradicional. Porém, assim, você obtém o suporte de 32 bits com o Debian.

3. AntiX

Antix 19.1
Créditos de imagem: Opensourcefeed

Mais uma distribuição impressionante baseada em Debian. O AntiX é popularmente conhecido como uma distribuição sem systemd que se concentra no desempenho ao mesmo tempo em que é uma instalação leve.

É perfeitamente adequado para praticamente qualquer sistema antigo de 32 bits. Para se ter uma ideia, ele só precisa de 256 MB de RAM e 2,7 GB de espaço de armazenamento, no mínimo. Além de ser fácil de instalar, a experiência é voltada tanto para iniciantes quanto para usuários experientes. Você deve obter a versão mais recente com base no último branch estável do Debian disponível.

4. openSUSE

Screenshot do GNOME do Opensuse 15.1

O openSUSE é uma distribuição Linux independente que também suporta sistemas de 32 bits. Embora a versão regular mais recente (Leap) não ofereça imagens de 32 bits, a edição de lançamento contínuo (Tumbleweed) fornece imagens de 32 bits.

Será uma experiência totalmente diferente especialmente aos novatos.

Ele é voltado principalmente para desenvolvedores e administradores de sistema, mas você também pode utilizá-lo como um usuário de desktop médio. É importante notar que o openSUSE não foi feito para rodar em hardware vintage. Então, você deve ter certeza de ter pelo menos 2 GB de RAM, mais de 40 GB de espaço de armazenamento e um processador dual core.

5. Emmabuntüs

Emmabuntus Xfce

Ele oferece duas edições diferentes, uma baseada no Ubuntu e outra baseada no Debian. Se você deseja um suporte mais longo de 32 bits, pode optar pela edição Debian. Pode não ser a melhor opção, mas com uma série de softwares pré-configurados para facilitar a experiência de aprendizado do Linux e suporte de 32 bits, é uma opção decente se você deseja apoiar a causa.

6. NixOS

Nixos Kde
Edição Nixos KDE (créditos de imagem: Distrowatch)

NixOS é mais uma distribuição Linux independente que oferece suporte a sistemas de 32 bits. A distribuição se concentra em fornecer um sistema confiável onde os pacotes são isolados uns dos outros.

Isso pode não ser direcionado diretamente para os usuários comuns, mas é uma distribuição utilizável baseada no KDE com uma abordagem única para o gerenciamento de pacotes. Você pode saber mais sobre os recursos em seu site oficial.

7. Gentoo Linux

Gentoo Linux

Se você é um usuário Linux experiente e está procurando uma distribuição Linux de 32 bits, o Gentoo Linux deve ser uma ótima escolha.

Você pode facilmente configurar, compilar e instalar um kernel através do gerenciador de pacotes com Gentoo Linux se desejar. Não se limita apenas à sua configurabilidade, pela qual é popularmente conhecido, você também poderá executá-lo sem problemas em hardware mais antigo.

Mesmo que você não seja um usuário experiente e queira experimentá-lo, simplesmente leia as instruções de instalação e você estará pronto para uma aventura.

8. Devuan

Devuan Beowulf

Devuan é outra distribuição livre do systemd. É tecnicamente um fork do Debian, apenas sem o systemd e encorajando a liberdade do Init .

Pode não ser uma distribuição Linux muito popular para um usuário médio, mas se você deseja uma distribuição sem systemd e suporte para 32 bits, Devuan deve ser uma boa opção.

9. Void Linux

Void Linux

Ele tem uma especificação de requisitos mínimos extremamente impressionante com apenas 96 MB de RAM emparelhado com o chip Pentium 4 (ou equivalente). Experimente!

10. Q4OS

Q4OS Deonaire

Q4OS é outra distribuição baseada em Debian que se concentra em fornecer uma experiência de usuário de desktop rápida e mínima. Também é uma das melhores distribuições leves do Linux. Ele apresenta a área de trabalho Trinity para sua edição de 32 bits e você pode encontrar suporte para KDE Plasma na versão de 64 bits.

Semelhante ao Void Linux, o Q4OS também funciona com um mínimo de 128 MB de RAM e uma CPU de 300 MHz com um requisito de espaço de armazenamento de 3 GB.

Q4OS

11: MX Linux

Mx Linux 19 2 Kde

Se você tem uma configuração um pouco decente (não completamente vintage, mas antiga), MX Linux seria uma grande recomendação para sistemas de 32 bits.

Em geral, MX Linux é uma distribuição fantástica leve e personalizável baseada no Debian. Você tem a opção de escolher entre KDE, XFCE ou Fluxbox (que é seu próprio ambiente de área de trabalho para hardware mais antigo). Você pode explorar mais sobre isso em seu site oficial e experimentar.

Menção Honrosa: Funtoo

Funtoo é uma distribuição Linux desenvolvida pela comunidade baseada no Gentoo. Ele se concentra em dar a você o melhor desempenho com o Gentoo Linux junto com alguns pacotes extras para tornar a experiência completa para os usuários. Também é interessante notar que o desenvolvimento é liderado pelo criador do Gentoo Linux, Daniel Robbins.

Claro, se você é novo no Linux, pode não ter a melhor experiência aqui. Porém, ele suporta sistemas de 32 bits e funciona bem em muitos chipsets Intel/AMD mais antigos.

11 Distribuições Linux para usar em seu antigo computador de 32 bits e muito mais

Então, se você gosta de distros baseadas no Ubuntu 18.04 ou qualquer um de seus sabores, você tem opções como LXLELinux Lite, Zorin Lite 15 e outros sabores oficiais.

Mesmo que a maioria dos sistemas operacionais de desktop modernos baseados no Ubuntu tenham abandonado o suporte para 32 bits. Você ainda tem muitas opções para escolher.

Fonte: It’s Foss