O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 5.9, uma versão que apresenta vários novos recursos e melhorias, juntamente com drivers novos e atualizados.
O desenvolvimento do kernel 5.9 começou há cerca de dois meses, com o primeiro Release Candidate (RC). Depois de nada menos do que oito RCs, a versão final foi lançada e deve chegar a algumas das distribuições mais populares nas próximas semanas.
Kernel Linux 5.9 está disponível para download
Quanto aos destaques, há suporte para a arquitetura Unicore; suporte de compressão Zstandard (Zsdt) para construção de kernels x86; suporte total para operações de leitura em buffer assíncronas no subsistema “io_uring”; bem como várias melhorias para o sistema de arquivos Btrfs.
Também há suporte para as instruções x86 FSGSBASE; um novo botão sysctl; suporte de criptografia em linha para os sistemas de arquivos EXT4 e F2FS; suporte para controladores de memória externa NVIDIA Tegra210; e suporte para reguladores de controlador integrado do Chrome OS.
Além disso, o Linux 5.9 traz uma nova chamada de sistema close_range(); suporte para Intel Keem Bay Movidius VPUs; protocolo de redundância paralela; suporte para atributos estendidos para clientes NFS 4.2; e schedutil como regulador de frequência de CPU padrão para arquiteturas ARM e AArch64 (ARM64).
Vários drivers novos e atualizados estão incluídos para adicionar suporte para novos componentes de hardware. Alguns recursos relacionados à segurança também estão presentes, junto com as habituais correções de bugs e mudanças internas no kernel.
Por fim, você pode baixar o kernel Linux 5.9 agora mesmo, se quiser compilar seu próprio kernel. Além disso, a janela de mesclagem para a próxima versão principal (5.10) agora está aberta para desenvolvedores. A janela permanecerá aberta pelas próximas duas semanas. Enfim, espera-se que o kernel 5.10 do Linux chegue em meados de dezembro.
Fonte: 9to5Linux