in

O que é uma distribuição Linux Rolling Release?

Uma breve explicação sobre distribuição Linux Rolling Release.

O que é uma distribuição Linux Rolling Release?

A maioria dos iniciantes de Linux se torna curiosa ao perceber o quão incrível é esse mundo do software livre, isso é natural, mas as dúvidas aparecem e não são poucas. No entanto, tentarei explicar de uma forma simples – esperando até que minha avó entenda [rs] – o que é uma distribuição Linux Rolling Release.

Hoje, a tendência da grande parte dos usuários de Linux é querer que o sistema esteja atualizado e sempre com as últimas versões dos aplicativos, seja por necessidade ou simplesmente porque gostam. Há algumas alternativas para manter o sistema atualizado, uma delas é o uso de backports.

Mas o que diabos é Rolling Release?

O que é uma distribuição Linux Rolling Release?

Algumas distribuições Linux adotaram um modelo de lançamento diferente para atualizar continuamente seu sistema operacional, chamado de modelo de lançamento contínuo ou Rolling Release.

De uma forma resumida, distribuição Linux Rolling Release é um sistema que está em constante desenvolvimento por completo.

Portanto, isso significa que não será preciso esperar um determinado tempo para atualizar o sistema para uma versão mais recente. Você instala a distro apenas uma vez e ela será atualizada para sempre [rs]!

Lembrando que, os pacotes de softwares precisam estar num fluxo contínuo de desenvolvimento – até mesmo kernels e drivers – para ser considerado Rolling Release, de verdade.

Vantagens:

  • Você poderá instalar uma nova versão de um pacote de software, assim que ele for lançado, ou seja, seu sistema estará sempre com as últimas versões;
  • Novos recursos;
  • Drivers mais recentes para melhorar o desempenho do seu hardware.

Desvantagem:

  • Atualizações frequentes do kernel ou drivers podem deixar o sistema “bichado” [rs]. Ou seja, com alguns bugs ou instável, mas vai depender muito do seu hardware.

Exemplos de distribuições Linux Rolling Release:

Distribuição Linux Semi-Rolling

Relembrando que, uma distribuição Linux Rolling Release precisa estar com os pacotes de softwares, drivers e o kernel em constante desenvolvimento e consequentemente, sendo atualizada.

Por outro lado, existe um tipo de distribuição peculiar nesse assunto, que é a distro Semi-Rolling, onde nem todo o sistema é atualizado constantemente, só uma parte. Por exemplo: o kernel e os drivers não são atualizados (apenas correções de segurança), mas todo o resto do sistema, sim.

Contudo, podem ter repositórios de atualização contínua de uma parte do sistema.

Vantagem:

  • Como o kernel já foi testado várias vezes e só recebe correções de segurança, o sistema praticamente não irá sofrer alterações, se tornando muito estável.

Desvantagem:

  • Pode não funcionar corretamente em hardwares mais recentes. Por exemplo, uma placa de vídeo com os últimos recursos tecnológicos.

Exemplos de distribuições Linux Semi-Rolling:

Conclusão

Espero que a definição de distribuição Linux Rolling Release tenha ficado clara, para que você possa escolher com exatidão uma distro de acordo com sua necessidade.

Afinal, se você usa Linux, você é livre [rs]!

Particularmente, prefiro utilizar distro Linux Rolling Release por gostar de ter tudo sempre atualizado. Gosto muito do Arch Linux. No entanto, não lembro qual foi a última vez que tive algum tipo de problema com a distro.

Enfim, obrigado por ler.

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Huawei HarmonyOS e mais 13 assuntos tecnológicos

Huawei HarmonyOS e mais 13 assuntos tecnológicos

Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar

Firefox 70 notificará quando um site te geolocalizar