in ,

Confira o segundo podcast do SempreUpdate

As novidades da semana em áudio e vídeo. Acompanhe.

Confira o segundo podcast do SempreUpdate

Olá, estamos de volta com o podcast semanal do SempreUpdate. A partir de agora, você confere as principais notícias da semana em nosso site, com narração de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana.

Ouça o Podcast 2 do SempreUpdate

Ou se preferir, veja:

 

Vamos às principais notícias da semana

Fedora 32

Primeiramente, destacamos a chegada do novo e esperado Fedora 32. Tanto a versão Workstation quanto seus spins chegaram repletos de novidades. O Fedora 32 conta com o Kernel 5.6 e o suporte a VPN Wireguard.

O Fedora 32 WorkStation, por exemplo, vem com o novo GNOME 3.36 por padrão. Por si só, isso já garante muitos recursos e melhorias na distro. Possui também um novo recurso chamado EarlyOOM. Este é um serviço para melhorar a experiência do usuário em máquinas com pouca memória.

Além da versão principal, todas as outras edições do Fedora são fornecidas com a versão mais recente de seus ambientes de desktop padrão. Isso inclui o KDE Plasma 5.18 LTS, o Xfce 4.14, o MATE 1.24, o Cinnamon 4.4.8 e outros.

Todos os detalhes estão lá no nosso site.

Fedora 32 é lançado com Kernel 5.6

GNOME 3.38

E por falar em GNOME, a primeira versão beta do próximo GNOME 3.38 já começa a dar as caras. Foi lançado nesta semana o GNOME 3.37.1 que já está disponível como versão de testes do GNOME 3.38 que deve fazer parte do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla e também do Fedora 33 WorkStation. As distribuições chegarão no final deste ano.

GNOME 3.37.1 está disponível como teste do GNOME 3.38

POP OS

Teve ainda novas distros derivadas do Ubuntu 20.04 LTS dando as caras. A principal delas é a POP OS com novos atalhos de teclado. Outros destaques do Pop! _OS 20.04 lançado são:

  • Linux 5.6.

  • GNOME 3.36.1.

  • Navegação de teclado aprimorada com novos atalhos.

  • Tela automática lado a lado, nova função para organizar as janelas automaticamente.

  • Novos espaços de trabalho nos permitem manter juntos o conteúdo relevante e o conteúdo irrelevante.

  • Foi adicionado suporte ao Flatpak, incluindo o repositório Flathub.

  • Suporte para gráficos híbridos, o que aumentará a autonomia, entre outras coisas.

  • Atualizações automáticas de firmware.

  • Atualizações offline do sistema.

Mais detalhes em nosso site.

Lançado Pop! _OS 20.04

Voyager

A outra distro foi a Voyager 20.04 LTS. Ela vem com o ambiente de desktop Xfce 4.14 atualizado e o kernel Linux 5.4. e muitos programas pré-instalados como o Kodi, VLC Media Player e PulseEffects. Dá uma conferida em nossa página para saber mais.

Voyager 20.04 LTS é lançado com base no Ubuntu 20.04

Mint 20

E também quem anda se mexendo é o Linux Mint, que preparou atualizações importantes para a versão 20, principalmente em relação a aparência. O tema Mint-Y terá cores mais brilhantes que antes, dando maior destaque. Veja como ficou em nosso site.

Linux Mint 20 revela alterações no tema Mint-Y e novos recursos

Parrot

Quem se interessa por hacker ético e segurança tem de ver os detalhes do novo Parrot 4.9 que acaba de ser lançado.

Parrot 4.9 Security chega com o Kernel 5.5 e novo instalador

Ubuntu 20.10

E nem bem estreou a versão 20.04 LTS, o Ubuntu já começa a lançar as compilações diárias do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já estão disponíveis para download. Elas também estão disponíveis para outros sabores oficiais, como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie e Ubuntu Kylin. Previsão de estreia é em 22 de outubro de 2020.

Compilações diárias do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já estão disponíveis para download

LibreOffice

Também acaba de sair a última atualização da série 6.3 do LibreOffice. O LibreOffice 6.3.6 foi lançado como a sexta e última atualização da série de suítes de escritório do LibreOffice 6.3, que chegará ao fim da vida útil em 29 de maio de 2020 e vem com mais de 80 bugs corrigidos. Os detalhes estão lá na nossa página.

LibreOffice 6.3.6 lançado com mais de 80 bugs corrigidos

Redmi Xiaomi

Confira ainda que apesar das desconfianças de espionagem, a Xiaomi acaba de lançar um novo modelo de smartphone. O Redmi Note 9 foi lançado em todo o planeta por menos de 200 dólares. A promessa é que a bateria dure até dois dias. Detalhes do aparelho estão também no nosso portal.

Redmi Note 9 é lançado globalmente com um preço inicial de US$ 199

Copyleft

E também tem treta no mundo do software livre e open source. A TechRights acusa gigantes como a Microsoft de perseguirem o criador da Copyleft, Richard Stallman. A empresa foi uma das principais patrocinadoras do Conpyleft Conf realizado pela Software Fredom Conservancy (SFC). A TechRights diz que a SFC se vendeu por alguns poucos trocados da Microsoft. Veja tudo em detalhes em nosso site.

Patrocinadores Platinum da Copyleft Conf são acusados de ataques ao criador da Copyleft, Richard Stallman

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

8 jogos para você instalar em seu Linux

8 jogos para você instalar em seu Linux

KDE inicia planejamento de trabalhos para o Plasma 6.0

KDE faz melhorias no Dolphin e tem várias correções de bugs