in

Podcast 16: lançado Ubuntu 20.04.1 LTS e vários sabores e a chegada do Kernel 5.8 marcaram a semana

Podcast 16: lançado Ubuntu 20.04.1 LTS e vários sabores e a chegada do Kernel 5.8 marcaram a semana

Caros internautas, estamos de volta com mais uma edição do nosso podcast semanal. Aqui sempre trazemos as últimas notícias da semana de forma resumida, caso você tenha deixado passar alguma coisa em nosso site. Assim, confira em nosso Podcast de número 16: lançado Ubuntu 20.04.1 LTS e vários sabores e a chegada do Kernel 5.8 marcaram a semana. A narração é de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana.

Podcast 16: lançado Ubuntu 20.04.1 LTS e vários sabores e a chegada do Kernel 5.8 marcaram a semana

O fato principal da semana foi a chegada da atualização do Ubuntu 20.04 LTS. A primeira atualização pontual saiu no último dia 6 de agosto. Todos os sabores, oficiais ou não, também atualizaram.

Ubuntu 20.04.1 LTS Focal Fossa já está disponível para download

Ubuntu Cinnamon Remix também é atualizado

Ubuntu Unity 20.04.1 vem com o Nemo como gerenciador de arquivos padrão

Tem também informações sobre o novo elementary OS 6. Ele está com mudança de visual e novo instalador.

 

Um dos destaques da semana que passou foi o lançamento de um novo recurso do Firefox. O Enhance Tracking Protection tem por objetivo evitar rastreamentos indesejados. Esta é a segunda versão do recurso. 

Mozilla ativa Enhance Tracking Protection 2.0 no Firefox

 

 

E o presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou duas ordens executivas proibindo aplicativos como TikTok e WeChat. O presidente chama os aplicativos chineses de “emergência nacional”. No caso do TikTok há interesse da Microsoft na aquisição.

Donald Trump assina ordens executivas proibindo TikTok e WeChat

Se você possui um computador com AMD fique atento. Foi Lançado AMD Radeon Software para Linux 20.30. Ele vem com suporte para Ubuntu 20.04.1 LTS. Outros sistemas Linux também são suportados.

Lançado AMD Radeon Software para Linux 20.30 com suporte para Ubuntu 20.04.1 LTS

E os hackers, hein? Esses não param de aprontar. Recentemente foi descoberta uma falha em que eles podem interceptar dados de internet via satélite. Para isso, só precisam de uma parabólica e um receptor de TV via satélite.

Hackers podem espionar o tráfego da Internet via satélite com apenas US$ 300 em equipamentos

E olha só essa: a tentativa de resolver uma falha acabou causando um problemão para usuários de Debian, Ubuntu e derivados. Ao fechar uma vulnerabilidade, o patch causou problemas no boot. As distros dizem ter resolvido o problema.

Debian e Ubuntu corrigem falha no boot do GRUB2

E o LibreOffice 7.0 estreou sem maiores polêmicas. Depois de retirar o slogan Personal Edition, as reclamações acabaram. Conheça os novos recursos do programa em nosso site.

LibreOffice 7.0 é oficialmente lançado

Enquanto isso, a Intel descobriu o maior vazamento de dados da empresa. O hacker vazou documentos sigilosos da empresa.

Intel investiga vazamento online de 20 GB de documentos internos

Muito cuidado se você anda recebendo e-mails de empresas famosas. Google, Amazon, Apple e WhatsApp, por exemplo, são as mais imitadas em ataques de phishing.

Google, Amazon e WhatsApp são as marcas mais imitadas para realizar ataques de phishing

No meio disso, sobram acusações para os chineses. Os Estados Unidos garantem que eles são responsáveis pelo malware Taidoor. Detalhes estão em nosso site.

Taidoor: uma nova variedade de malware usada por hackers do governo chinês

E o número de fãs fieis do Windows 7 continua alto. Isso coloca em risco a segurança de dados pessoais e de empresas. O FBI deu o alerta.

As pessoas não abandonam o Windows 7

FBI alerta sobre riscos do Windows 7

Tem recurso novo no Ubuntu. O Collabora Online passa a ser integrado ao Ubuntu Appliance NextCloud. Veja como obter o recurso.

Collabora Online pode ser integrado ao Ubuntu Nextcloud

O Fedora não estreou nada de novo. Mas vai implementar muitas novidades na versão 33. Alguns recursos devem ficar somente para o Fedora 34, no ano que vem. É o caso de uma versão exclusiva para a Internet das Coisas.

Fedora deve lançar versão IoT junto com Workstation e Server

 

E depois de quase um ano, finalmente a Free Software Foundation tem novo comandante. Desde a saída do polêmico Richard Stallman o cargo estava vago. Saiba quem foi o escolhido em nossa postagem no site.

Free Software Foundation escolhe novo presidente após saída polêmica de Richard Stallman

E quem iniciou a semana foi novo Kernel 5.8. Linus Torvalds lançou sua primeira versão estável. Já tem distro usando o novo kernel, como Linux Lite e Extix.

Kernel 5.8 já pode ser instalado no Linux Lite

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Nessa mesma linha, mas com todos os códigos livres, foi lançado o kernel GNU Linux Libre 5.8. Veja os detalhes.

Lançado kernel GNU Linux-Libre 5.8

 

Veja ainda que a linguagem de programação Julia lançou a versão 1.5.

Lançada versão 1.5 da linguagem de programação Julia

E a Linux Foundation inicia a Open Source Security Foundation (OpenSSF). Ideia é somar esforços do GitHub, GitLab, Google, IBM, Microsoft, Red Hat, VMware entre outras.

Linux Foundation inicia a Open Source Security Foundation (OpenSSF)

A semana marcou também a morte de um nome importante da tecnologia: Willian English, criador do mouse.

Um dos criadores do mouse morre aos 91 anos

Você encontrará também informações sobre novas versões de distros Linux, programas, dicas e tutoriais. Não deixe de dar uma olhada em nosso site www.sempreupdate.com.br. Acompanhe nosso canal no Telegram para não perder nenhum detalhe @sempreupdate. Faça parte do nosso grupo público em @sitesempreupdate. Tem ainda nossas redes sociais, Facebook e Twitter. Um abraço e até a próxima.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.