Olá, estamos de volta com o podcast semanal do SempreUpdate. A partir de agora, você confere as principais notícias da semana em nosso site, com narração de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana.
Ouça o Podcast 2 do SempreUpdate
Ou se preferir, veja:
[videopress 29gXNsO3]
Vamos às principais notícias da semana
Fedora 32
Primeiramente, destacamos a chegada do novo e esperado Fedora 32. Tanto a versão Workstation quanto seus spins chegaram repletos de novidades. O Fedora 32 conta com o Kernel 5.6 e o suporte a VPN Wireguard.
O Fedora 32 WorkStation, por exemplo, vem com o novo GNOME 3.36 por padrão. Por si só, isso já garante muitos recursos e melhorias na distro. Possui também um novo recurso chamado EarlyOOM. Este é um serviço para melhorar a experiência do usuário em máquinas com pouca memória.
Além da versão principal, todas as outras edições do Fedora são fornecidas com a versão mais recente de seus ambientes de desktop padrão. Isso inclui o KDE Plasma 5.18 LTS, o Xfce 4.14, o MATE 1.24, o Cinnamon 4.4.8 e outros.
Todos os detalhes estão lá no nosso site.
GNOME 3.38
E por falar em GNOME, a primeira versão beta do próximo GNOME 3.38 já começa a dar as caras. Foi lançado nesta semana o GNOME 3.37.1 que já está disponível como versão de testes do GNOME 3.38 que deve fazer parte do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla e também do Fedora 33 WorkStation. As distribuições chegarão no final deste ano.
POP OS
Teve ainda novas distros derivadas do Ubuntu 20.04 LTS dando as caras. A principal delas é a POP OS com novos atalhos de teclado. Outros destaques do Pop! _OS 20.04 lançado são:
-
Linux 5.6.
-
GNOME 3.36.1.
-
Navegação de teclado aprimorada com novos atalhos.
-
Tela automática lado a lado, nova função para organizar as janelas automaticamente.
-
Novos espaços de trabalho nos permitem manter juntos o conteúdo relevante e o conteúdo irrelevante.
-
Foi adicionado suporte ao Flatpak, incluindo o repositório Flathub.
-
Suporte para gráficos híbridos, o que aumentará a autonomia, entre outras coisas.
Atualizações automáticas de firmware.
Atualizações offline do sistema.
Mais detalhes em nosso site.
Voyager
A outra distro foi a Voyager 20.04 LTS. Ela vem com o ambiente de desktop Xfce 4.14 atualizado e o kernel Linux 5.4. e muitos programas pré-instalados como o Kodi, VLC Media Player e PulseEffects. Dá uma conferida em nossa página para saber mais.
Mint 20
E também quem anda se mexendo é o Linux Mint, que preparou atualizações importantes para a versão 20, principalmente em relação a aparência. O tema Mint-Y terá cores mais brilhantes que antes, dando maior destaque. Veja como ficou em nosso site.
Linux Mint 20 revela alterações no tema Mint-Y e novos recursos
Parrot
Quem se interessa por hacker ético e segurança tem de ver os detalhes do novo Parrot 4.9 que acaba de ser lançado.
Parrot 4.9 Security chega com o Kernel 5.5 e novo instalador
Ubuntu 20.10
E nem bem estreou a versão 20.04 LTS, o Ubuntu já começa a lançar as compilações diárias do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já estão disponíveis para download. Elas também estão disponíveis para outros sabores oficiais, como Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie e Ubuntu Kylin. Previsão de estreia é em 22 de outubro de 2020.
Compilações diárias do Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já estão disponíveis para download
LibreOffice
Também acaba de sair a última atualização da série 6.3 do LibreOffice. O LibreOffice 6.3.6 foi lançado como a sexta e última atualização da série de suítes de escritório do LibreOffice 6.3, que chegará ao fim da vida útil em 29 de maio de 2020 e vem com mais de 80 bugs corrigidos. Os detalhes estão lá na nossa página.
Redmi Xiaomi
Confira ainda que apesar das desconfianças de espionagem, a Xiaomi acaba de lançar um novo modelo de smartphone. O Redmi Note 9 foi lançado em todo o planeta por menos de 200 dólares. A promessa é que a bateria dure até dois dias. Detalhes do aparelho estão também no nosso portal.
Redmi Note 9 é lançado globalmente com um preço inicial de US$ 199
Copyleft
E também tem treta no mundo do software livre e open source. A TechRights acusa gigantes como a Microsoft de perseguirem o criador da Copyleft, Richard Stallman. A empresa foi uma das principais patrocinadoras do Conpyleft Conf realizado pela Software Fredom Conservancy (SFC). A TechRights diz que a SFC se vendeu por alguns poucos trocados da Microsoft. Veja tudo em detalhes em nosso site.