in

Podcast 11: confira que tem como tornar o Ubuntu Rolling Release. Ao mesmo tempo, usuários prometem abandonar a distro por causa de propagandas. Veja ainda o futuro dos desenvolvedores do Kernel segundo Linus Torvalds e as novas distros que estrearam esta semana.

Tudo isso isso e muito mais você acompanha aqui.

Confira os destaques do Podcast 11 do SempreUpdate

Olá a todos que estão ligados em nosso site.  No nosso Podcast 11 confira que tem como tornar o Ubuntu Rolling Release. Ao mesmo tempo, usuários prometem abandonar a distro por conta de propagandas. Veja ainda o futuro dos desenvolvedores do Kernel segundo Linus Torvalds e as novas distros que estrearam esta semana.

Confira os destaques do Podcast 11 do SempreUpdate

Nesta semana que passou, foi mostrado que nunca se produziu tanto lixo eletrônico no mundo. Dados ainda de 2019 mostram que foram mais de 53 milhões de toneladas. A ONU define lixo eletrônico como qualquer produto descartado com bateria ou plugue. Além disso, apresenta substâncias tóxicas e perigosas, como mercúrio, que podem representar riscos graves à saúde humana e ambiental. A maior parte deste lixo foi produzido na Ásia. E a tendência é piorar. Até 2030 serão nada menos de 74 milhões de toneladas.

Produção global de lixo eletrônico subiu além de 53 milhões de toneladas em 2019

A Amazon Web Services criou uma ferramenta para melhorar a vida dos desenvolvedores. A novidade é capaz de migrar aplicativos .NET para Linux.

AWS cria ferramenta capaz de migrar aplicativos .NET para Linux

Ainda em relação a desenvolvedores, o Google promete tirar dúvidas  sobre o Android 11 no Reddit.

Google vai tirar dúvidas dos desenvolvedores sobre o Android 11 no Reddit

Quem também falou sobre o futuro do desenvolvimento e do próprio kernel Linux foi ninguém menos que Linus Torvalds. Para ele, é preciso encontrar novos talentos.

Linus Torvalds fala sobre o futuro do desenvolvimento e desenvolvedores do kernel Linux

E num espaço de apenas dois dias a Mozilla lançou duas versões do navegador Firefox. O Firefox 78 mal chegou e já precisou ser corrigido. Veja os detalhes em nosso site e conheça os novos recursos.

Firefox 78.0.1 corrige erro nos mecanismos de pesquisa

O GParted Live System acaba de estrear com o novo Kernel 5.7. O sistema é muito usado para particionamentos. Confira os detalhes clicando aqui no link da matéria.

Lançado GParted Live System com Kernel 5.7

Tem novidade também para os jogadores. A plataforma Steam anunciou que poderá ser usada nos Chromebooks. A estreia no Chrome OS deve ocorrer em breve.

Steam está chegando ao Chrome OS

Ainda em relação a sistemas operacionais, fique atento às atualizações de segurança aplicadas ao kernel Linux no Ubuntu. Atualize imediatamente para evitar problemas.

Ubuntu tem novas atualizações importantes de segurança para o kernel

Também em relação ao Ubuntu, temos novidades. Se você usa o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine  fique ligado. As atualizações e suporte só serão dados até o dia 17 de julho próximo. Assim, a distro completa seu ciclo de 9 meses.

Ubuntu 19.10 Eoan Ermine chegará ao fim da vida em 17 de julho de 2020

Mesmo assim, tem muito usuário do Ubuntu insatisfeito. Eles reclamam de anúncios na distro e prometem abandonar o sistema.

Usuários falam em abandonar o Ubuntu por colocar anúncios no MOTD

Por outro lado, alguém conseguiu transformar o Ubuntu em Rolling Release. Detalhes estão em nossa página. E é lá que você fica sabendo tudo sobre a nova versão 5.1.6 do elementary OS.

 

Veja o que há de novo no elementary OS 5.1.6

O Arch Linux também lançou uma atualização e agora roda com o kernel 5.7

Arch Linux estreia primeira versão com Kernel 5.7

Quem também teve uma versão final lançada foi o openSUSE Leap 15.2. Conheça todos os recursos e novidades na matéria a seguir.

openSUSE Leap 15.2 é oficialmente lançado

E a distro de segurança e anonimato Tails chegou com a versão 4.8 e kernel 5.6. Veja os detalhes em nossa página.

Lançada distribuição Tails 4.8 com o kernel Linux 5.6 e segurança aprimorada

Outra distro muito famosa que vem sendo trabalhada é a Mageia 8. Ela também deve chegar com o kernel 5.7 e muitos outros recursos.

Mageia 8 tem Kernel 5.7 e suporte aprimorado ao ARM

E ainda tem distros novas no pedaço. Conheça o Releax OS, que possui uma forma diferente de gerenciar aplicativos. E ela já vem com Steam, Wine e GIMP, por exemplo. Veja mais detalhes clicando no link a seguir

 

Conheça o Releax OS: um sistema operacional Linux independente que pode ter um futuro brilhante

A outra distribuição é desenvolvida pelo mesmo criador do Solus OS. Ele promete algo totalmente novo e recursos modernos na nova Serpent OS. Detalhes, a seguir:

Serpent OS é uma Linux Distro em desenvolvimento para máquinas modernas

Outra novidade é a chegada do UbuntuED Unity, que pretende ocupar espaço deixado pela distro Edubuntu. Ela vem com vários programas voltados para escolas, professores e alunos.

Conheça o UbuntuEd 20.04, uma nova distribuição educacional

E, para finalizar, vamos falar do Manjaro. A famosa distribuição baseada no Arch dá adeus à arquitetura de 32 bits.

Manjaro abandona para sempre o suporte para 32 bits

E com tanta distro e recursos assim, o Linux vem ocupando uma fatia de mercado cada vez maior. A participação em junho chegou ao recorde de 3,61%. Veja os detalhes em nossa página ou clique no link abaixo.

Participação de mercado de desktops Linux alcançou o máximo histórico em junho

E a Purism lançou uma nova linha de notebooks com Linux. O Librem 14 já está disponível para pré-encomenda. Ele substitui o Librem 13 que faz muito sucesso mundo afora.

Notebook Librem 14 da Purism já está disponível para pré-encomenda

Para quem prefere um tablet, veja os detalhes do novo CutiePi, o mais fino do mundo baseado no Raspberry Pi.

CutiePi, o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, está disponível para pré-venda

Veja ainda as melhores alternativas ao Raspberry Pi que estão aí no mercado:

As melhores alternativas ao Raspberry Pi , e muito mais baratas

Já quem usa o GNOME 3.36 pode experimentar o Arc Menu 47 com novo layout e outras melhorias.

Lançado Arc Menu 47 com novo layout e outras melhorias

Já a Document Foundation anunciou a chegada do LibreOffice 6.4.5. A versão tem mais de 100 correções de bugs. Assim, já pode ser usada sem problemas por empresas e usuários comuns. Amanhã, a suíte de escritório lança o primeiro Release Candidate da versão 7.0. Ao mesmo tempo, pede a ajuda da comunidade para a caça de bugs.

LibreOffice 6.4.5 lançado com mais de 100 correções de bugs

123456. Sabia que esta ainda é senha mais usada em todo o planeta? E você, toma cuidados na hora de escolher suas senhas? Veja os riscos de sofrer um ataque e ter os dados roubados por cibercriminosos por causa desse simples descuido.

Uma em cada 142 senhas é 123456

Na nossa página você confere também dicas de mercado de trabalho, reviews e novos programas e recursos de aplicativos. É o caso do GNU Cash 4.0

GnuCash 4.0 é lançado

E também do novo Audacity 2.4.2

Audacity 2.4.2 chega com uma biblioteca wxWidgets atualizada e corrige vários bugs

Conheça ainda o Fosshost, um provedor de hospedagem gratuito para projetos FOSS.

Fosshost é um provedor de hospedagem gratuito para projetos FOSS

Tudo isso e muito mais você acompanha na página www.sempreupdate.com.br, nas nossas redes sociais Facebook, Telegram e Twitter ou ainda no Telegram, em nosso grupo @sitesempreupdate ou no canal @sempreupdate. Abraço e até a próxima.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.