in

Conheça 7 alternativas ao Android

Conheça 7 alternativas ao Android

Recentemente, publicamos as novidades do Fuchsia, o sistema operacional que deve substituir o Android nos celulares. No entanto, ele não é a única alternativa para os modernos (ou não) smartphones. Conheça 7 alternativas ao Android.

Esta é so mais uma amostra de que o Open Source está dominando o mundo dos dispositivos móveis. Embora muitos não considerem, o Android ainda é um projeto de código aberto.  Atualmente, os dispositivos que você usa vêm com um pacote de software proprietário junto com o Android e, portanto, muitas pessoas não o consideram de código aberto.

Então, quais são as alternativas para o Android? iOS? Windows? Pode ser, mas estamos falando de alternativas de código aberto para o Android. Então, vamos listar alguns sistemas operacionais de código aberto baseados em Linux que você pode usar sem problemas.

Principais alternativas de código aberto para o Android

Só para constar, a lista não está em nenhuma prioridade ou ordem cronológica. Vamos ver quais sistemas operacionais móveis de código aberto temos.

1. KaiOS

Conheça 7 alternativas ao Android

O KaiOS será o terceiro maior sistema operacional móvel do mundo. As possibilidades são estas, apesar você não ter ouvido falar disso. A questão é que o KaiOS só foi lançado em 2017. Mesmo assim, está alimentando um grande número de telefones celulares em pouco menos de dois anos.

Então, qual é o segredo aqui? Ao contrário de outros sistemas operacionais móveis, o KaiOS não tem como alvo os telefones de toque high-end. Em vez disso, fornece smartphones, com funcionalidades. São os chamados Feature Phones ou telefones básicos. Além de serem baratos eles possuem funções de smartphones, o que o torna um dispositivo atraente e acessível.

KaiOS é baseado no Linux. Na verdade, ele é um fork do fork do extinto Firefox OS. Você pode avaliar o potencial do KaiOS pelo fato de o Google ter investido recentemente US $ 22 milhões em seu desenvolvimento.

2. Tizen

Conheça 7 alternativas ao Android

O Tizen é um sistema operacional móvel de código aberto baseado em Linux que é frequentemente apelidado de sistema operacional Linux oficial.  O codinome não é por acaso. O projeto é suportado pela Linux Foundation.

Além da Linux Foundation, o projeto Tizen é apoiado pelos gigantes da tecnologia Samsung e Intel. Inicialmente estava previsto para lançamento no final de 2013. No entanto, isso só ocorreu em janeiro de 2015. Foi nesta data que o primeiro telefone Tizen, Samsung Z foi lançado no mercado do Sul da Ásia. Infelizmente, a Samsung Z não conseguiu muito sucesso em um mercado indiano competitivo.

Apesar de ser baseado no Linux, o Tizen OS foi prejudicado por questões de segurança. O futuro é sombrio para o Tizen OS. Muitos apostam que será uma questão de (pouco) tempo até ele desaparecer.

3. Plasma Móvel

Plasma Móvel

O KDE anunciou seu próprio sistema operacional móvel de fonte aberta Plasma Mobile. Baseado no Kubuntu, o Plasma Mobile é a versão móvel da interface de usuário do Plasma para desktops que tem como objetivo fornecer convergência aos usuários do KDE. O sistema operacional está na fase experimental e pode ser testado em dispositivos Lg Nexus 5. Será interessante ver se a Plasma Mobile receberá um um hardware que valha a pena, como é o caso do Necunos.

4. postmarketOS

A ideia é fornecer ciclo de vida de 10 anos para smartphones. Você provavelmente já sabe que, depois de alguns anos, o Android ou o iOS deixam de fornecer atualizações para smartphones mais antigos.

Ao mesmo tempo, você pode executar o Linux em computadores mais antigos com facilidade. O postmarketOS quer alcançar o mesmo na plataforma móvel ajustando o Linux em uma plataforma otimizada para toque.

No entanto, não fique muito animado. O postmarketOS está em fases muito iniciais de desenvolvimento. É muito provável que você não seja capaz de usá-lo em seu smartphone ainda.

5. Librem

Biblioteca de smartphones

Este na lista não é um sistema operacional móvel de código aberto, mas um telefone celular de código aberto.

Segurança e Privacidade focada na distribuição Linux, o PureOS, tem planos para lançar um smartphone seguro e criptografado. Chama-se Librem e estará executando uma versão otimizada de toque do PureOS, Debian, Ubuntu, SUSE, Fedora e até mesmo do Arch Linux.

LIbrem deve ser um telefone que foca na segurança com design e proteção de privacidade por padrão. Execução de software Free/Libre e Open Source e um sistema operacional GNU + Linux projetado para criar uma utopia de desenvolvimento aberto, ao invés de jardins murados de todos os outros provedores de telefonia.

6. LineageOS

Conheça 7 alternativas ao Android

LineageOS é uma distribuição Android. Em outras palavras, você pode chamar isso de uma ROM personalizada. Foi criado após a distribuição bem sucedida do Android  CyanogenMod ser descontinuada. O LineageOS é um fork do CyanogenMod.

Iniciado em dezembro de 2016, o LineageOS agora suporta 178 modelos de smartphones e afirma ter mais de 1,7 milhão de instalações.

7. eelo [Em Desenvolvimento]

Gael mostrando o sistema operacional para o código aberto

eelo é uma distribuição Android com base no LineageOS. Está sendo criado pelo desenvolvedor do Mandrake Linux. A ideia é ter um sistema operacional móvel de código aberto gratuito do Google.

O eelo promete ter seus próprios serviços de nuvem e e-mail para oferecer a você uma experiência gratuita no Android. O eelo está em fases iniciais de desenvolvimento.

Sistema de Navegação Sailfish [Não Open Source]

Conheça 7 alternativas ao Android
sailfishos

Quando a Nokia decidiu abandonar o projeto MeeGo, alguns funcionários insatisfeitos da Nokia decidiram manter o MeeGo vivo sob a forma do sistema operacional Sailfish. Seu principal produto, o Jolla, obteve sucesso moderado e conseguiu alguns fãs.

O MeeGo deveria continuar pela Linux Foundation na forma de Tizen, mas ao longo do tempo Tizen evoluiu por conta própria e não pode mais ser chamado de derivativo MeeGo. O mesmo vale para o sistema operacional Sailfish, cujo sistema operacional principal é baseado no projeto Mer, que é baseado no trabalho do MeeGo.

Nota: Sailfish OS não é open source. No entanto, você poderia considerá-lo como uma opção quando estiver procurando por um sistema operacional móvel diferente do Android, iOS e Windows.

Firefox OS [descontinuado]

Firefox OS

Não é preciso adivinhar que o Firefox OS é um projeto de código aberto do Mozilla Firefox, o pai do famoso navegador de código aberto. Criou algumas ondas com o anúncio de smartphones baseados no Firefox OS que custam apenas US $ 25. O objetivo era atingir os mercados emergentes como Brasil, Índia etc.

Infelizmente, o preço baixo sozinho não poderia tornar o Firefox OS o Raspberry Pi de dispositivos móveis. Da mesma forma que o Tizen, o Firefox OS também não obteve sucesso com seus dispositivos ZTE. O Firefox agora planeja mudar seu foco do dispositivo de baixo custo para a experiência do usuário com o Firefox OS .

Ubuntu Touch [Mantido pela comunidade]

Ubuntu Touch

O rei do mundo Linux de desktop, o Ubuntu decidiu expandir seus territórios com seu sistema operacional móvel de código aberto Ubuntu Touch. Mantendo a convergência em mente, a Canonical (empresa-mãe do Ubuntu) lançou ambiciosamente uma campanha de crowdfunding de US $ 32 milhões para construir o primeiro Ubuntu Phone, Edge. Apesar de não ter conseguido o montante destinado, ainda estabeleceu um novo recorde com mais de US $ 12 milhões conseguidos em sua campanha.

Após a fracassada campanha de crowdfunding, a Canonical ligou-se a alguns fabricantes de dispositivos para lançar o Ubuntu Phone. O fabricante espanhol BQ se tornou o primeiro dispositivo a rodar o Ubuntu Touch em fevereiro de 2015. Logo foi seguido pelo fabricante chinês Meizu.

É muito cedo para avaliar o sucesso ou o fracasso dos telefones Ubuntu, porque esses primeiros dispositivos focam em desenvolvedores.

Dois anos e alguns telefones baseados no Ubuntu mais tarde, a Canonical finalmente decidiu abandoná-lo no sistema operacional móvel. No entanto, o UBports ainda está tentando manter o Ubuntu Touch vivo.

O que você acha?

O que você acha dessas alternativas do Android? Você acha que um SO móvel baseado em Linux deixará sua marca ou será que eles lutarão por uma participação de mercado decente, como o Linux? Compartilhe seus pontos de vista.

Via

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

NVIDIA lança GeForce RTX 2060 para a GPU Turing

NVIDIA lança GeForce RTX 2060 para a GPU Turing

Steam Play/Proton divulga números de dezembro

Steam Play/Proton divulga números de dezembro