in

Confira o Podcast 4 do SempreUpdate

Veja as principais notícias da semana que passou.

Confira o Podcast 4 do SempreUpdate

Olá, vamos começar o nosso quarto podcast do SempreUpdate, sempre trazendo o que há de mais importante na semana que passou. A narração é de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana.

Se preferir, ouça abaixo:

 

A relação de amor e ódio entre Linux e Microsoft foi destaque na semana que passou. Durante uma conferência on-line no MIT, o atual Presidente da Microsoft reconheceu erros do passado em relação ao Linux e open source. Ele considerou um erro grave ter chamado o Linux e o open source de cânceres. Brad Smith também destacou os trabalhos em direção ao software livre. É o caso do GitHub e do Windows Subsystem for Linux.

Presidente da Microsoft reconhece erros do passado em relação ao Linux e open source

 

E para não desmentir o chefão da Microsoft, uma pesquisa mostra que o Linux é o sistema operacional mais usado no Microsoft Azure. Ele supera de longe o próprio Windows na plataforma.

Linux é o sistema operacional mais usado no Microsoft Azure

 

E por falar em WSL, a segunda versão promete desempenho muito mais rápido. Ela deve estrear em breve com o novo Windows 10.

WSL 2 promete ser 13 vezes mais rápido no novo Windows 10

Outra notícia importante do mundo Linux foi a estreia do ambiente Cinnamon 4.6. Originalmente desenvolvido pelo Linux Mint, esta atualização chega com muitas novidades. No novo Cinnamon,  a principal novidade é o suporte para dimensionamento fracionário. Ele permite escolher o tamanho ideal de elementos em telas com alta densidade de pixels (HiDPI). Assim, por exemplo, você pode aumentar os elementos da interface que não são exibidos em até duas vezes.

Lançamento do Cinnamon 4.6 com melhorias de escala fracionárias

E um desenvolvedor decidiu ressucitar a clássica ferramente Getting Things GNOME. Ela foi completamente abandonada por 6 anos e deve estrear nova versão em breve. Ela era usada para controlar tarefas em seu computador e fazer o acompanhamento da execução.

Ferramenta Getting Things GNOME está de volta

Outro assunto que deu o que falar na semana foi a possível adesão da Alemanha ao soft livre. O país inteiro pode dar adeus aos produtos licenciados da Microsoft e adotar um sistema e programas open source. O primeiro passo pode ser dado pela cidade de Munique. Há poucos anos, a cidade usava o sistema LiMux totalmente livre e deve voltar a ele. O partido da primeira-ministra Angela Merkel está avaliando o assunto. 

Alemanha pode dar adeus à Microsoft e migrar para código aberto

E um patch vulnerável do Kernel Linux foi enviado em nome da Huawei. Mas ao que parece, tudo já foi esclarecido. O envio foi feito por alguém que trabalhava na empresa. Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump quer endurecer as sanções contra a Huawei. A guerra comercial com a Chuna parece longe do fim.

Huawei nega envolvimento numa proposta de correção com erros para o kernel do Linux

Veja também os detalhes sobre o lançamento do Ubuntu Touch OTA-12, voltada para dispositivos Ubuntu Phone e que conta com o novo Lomiri (antigo Unity 8) para celulares. O novo sistema promete uma performance superior.

Ubuntu Touch OTA-12 lançado com Lomiri

Conheça ainda o PineLoader. É um novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux. Com isso, vários sistemas podem ser instalados pelo usuário no aparelho.

PineLoader é o novo Multi Bootloader do PinePhone para inicializar sistemas operacionais Linux

 

OpenStack Ussuri já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

OpenStack Ussuri já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

Plugin do Kodi foi bloqueado no GitHub sob acusação de pirataria. Pedido foi feito por mesmo órão que havia pedido a suspensão da conta do Pirate Bay. 

Repositório de complemento do Kodi é bloqueado no GitHub

E na semana que passou a Document Foundation lançou a versão Alfa do LibreOffice 7. Esta promete ser uma grande atualização da suíte de escritório.

LibreOffice 7.0 já está disponível para testes

Também foi lançado o GitHub Sponsors. O programa deve facilitar doações e patrocínios a projetos e empresas. O elementary OS é um desses que já conta com vários apoios. Todo o dinheiro arrecadado vai pra o projeto. Detalhes, lá no nosso site.

Lançamento do GitHub Sponsors permite que você apoie projetos open source

Temos também novidades sobre o lançamento da nova versão do Kali Linux, o Wireguard que fará parte do openBSD e Aplicativos Python poderão ser executados no Android em breve. E o Manjaro e o Oracle Linux também atualizaram os sistemas. Tá tudo lá na nossa página.

Aplicativos Python poderão ser executados no Android em breve

Lançado o Kali Linux 2020.2 com o GNOME 3.36

Manjaro 20.0.1 lançado com Linux 5.6.6

Oracle Linux 8.2 é lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.2

Foram lançados ainda sabores não oficiais do Ubuntu: o Unity, que resgata o clássico ambiente da Canonical e o Lumina.

Ubuntu Lumina lança segunda ISO de testes

Lançado Ubuntu Unity 20.04 LTS

 

Leia também sobre as mais novas pesquisas que apontam o Python como queridinho dos desenvolvedores e o crescimento da linguagem de programação GO. Além disso, os estudantes de desenvolvimento preferem o Windows na hora de fazer seus trabalhos. Tudo isso está lá em nosso site.

Go é a linguagem de programação mais procurada em 2020

Pesquisa confirma que maioria dos desenvolvedores prefere Python

 Você confere ainda dicas e tutoriais, além de várias outras notícias. Não deixe de participar de nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate. Abraços e até a próxima.

 

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Tor quer limitar o impacto de ataques DDoS em sites Onion

Lançamento de nova versão do navegador anônimo Tor

Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos

Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos