in

Podcast 10: Microsoft se envolve em polêmica com a Apple, distribuições RoboLinux e Linux Mint lançadas. Vejam e ouçam estes e outros destaques

Tudo isso isso e muito mais estão em nosso site. Acompanhe o podcast.

Bom dia, boa tarde, boa noite a todos e todas que estão ligados em nosso podcast semanal. Estamos começando mais uma edição do nosso podcast, trazendo algumas das principais notícias da semana em nosso site. No Podcast 10: Microsoft se envolve em polêmica com a Apple, distribuições RoboLinux e Linux Mint lançadas. Vejam e ouçam estes e outros destaques na  narração de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana.

Foi uma semana de ótimas notícias para quem acompanha a computação, especialmente o harware. A Honeywell lança o computador quântico mais rápido do mundo. Ele obedece às regras da física quântica. Veja os detalhes em nosso site.

Honeywell lança o computador quântico mais rápido do mundo

E o Fujitsu A64FX é o melhor supercomputador do mundo. ARM e Linux também dominam esse setor e estão equipamdo os melhores supercomputadores do mundo. Os Estados Unidos, China e Japão, estão na liderança em relação à capacidade de processamento de dados.

ARM e Linux dominam o topo da lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo

Fujitsu A64FX é o melhor supercomputador do mundo

O Raspberry Pi ganha suporte oficial ao Vulkan. Uma boa notícia para os fãs do mini computador.

Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial

Porém, um nome de peso fez críticas à capacidade do Raspberry Pi. Linus Torvalds falou sobre a dificuldade de trabalhar com este tipo de máquina.

Linus Torvalds descarta Raspberry Pi como uma opção para desenvolvedores

Em relação a ambientes de trabalho, temos muita coisa relacionada ao KDE Plasma. Confere lá. Outro avanço foi registrado em relação ao ambiente Xfce que acaba de ter uma versão instável do “xfdesktop” 4.15. Do mesmo modo, começaram os trabalhos do Plasma 6.0.

Veja as novidades do KDE Plasma 5.19 e 5.20

Veja as novidades do KDE Plasma 5.19 e 5.20

KDE inicia planejamento de trabalhos para o Plasma 6.0

Também, tivemos, é claro, o lançamento de novas distros. Entre elas, o Calculate Linux e o novo Linux Mint 20. No caso do Linux Mint, o lançamento oficial ocorreu neste sábado. Entre as novidades, a ferramenta Warpinator e o novo Cinnamon 4.6. 

Outra distro que faz muito sucesso anuncia atualização beta. O Linuxfx lançou a versão 10.3 também neste final de semana. 

O grande sucesso semanal mesmo ficou conta da nova versão do RoboLinux. Por meio de máquina virtual, ele permite rodar outros sistemas operacionais como o Windows. 

Além disso, torna o PC/notebook quase impossível de rastrear. Isso é feito com a nova ferramenta UNTRACKER integrada. Quer saber como isso funciona? Veja os detalhes em nossa página.

Linux Mint 20 oficialmente lançado

Robolinux 11.02 lançado para execução do Windows XP, 7 ou 10 ao lado do Linux

Confira o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Deve ser lançada nesta semana a nova versão estável do openSuse Leap 15.2

openSUSE Leap 15.2 será lançado em julho

E olha só que novidade interessante sobre sistemas operacionais para celulares. Acaba de chegar o Mobian OS, um Debian para smartphones.

Mobian OS para PinePhone leva o Debian para dispositivos móveis

Então você prefere o Windows ao Linux? mas quer experimentar diferentes sabores derivados do sistema do pinguim? Corre lá na nossa página para saber que o Windows Terminal adiciona uma série de novos recursos e configurações.

Windows Terminal adiciona uma série de novos recursos e configurações

 

E que tal criar sua própria distribuição Linux com o Pinguins Eggs? Descubra como fazer isso lendo a nossa matéria.

Penguin’s eggs: utilitário para criar sua própria distribuição Linux!

E um importante programa do mundo open source lança a segunda versão beta: o LibreOffice 7. Estreis está marcada para agosto.

Lançado o LibreOffice 7.0 Beta 2

E a Apple vai se livrar dos processadores Intel. Rumores apontam que as várias falhas levaram a troca. Ideia é investir em hadware próprio.

Intel dá adeus aos computadores da Apple

Enquanto isso, o pessoal da Microsoft comprou uma briga com a Apple. O motivo é a loja de aplicativos.

Presidente da Microsoft pede investigação contra loja de aplicativos da Apple

 A Microsoft também lançou o Defender ATP para Android e Linux.

 

Microsoft Defender ATP é lançado para Linux e Android

 

A empresa também fechou a plataforma de jogos Mixer. Clientes serão transferidos para o Facebook Gaming. Foco está agora no xCloud que pretende ter bilhões de usuários.

Microsoft mata plataforma de jogos Mixer e transfere usuários para o Facebook Gaming

A Free Software Foundation comprou também uma briga feia em relação às patentes. Ideia é fornecer todo o aparato tecnológico para confecção de material hospitalar no combate à pandemia. 

FSF considera patentes de software uma doença pior que a COVID-19

A Linguagem de programação Julia afirma ser mais rápida que Python e R. Srá mesmo que vale a pena? 

Linguagem de programação Julia afirma ser mais rápida que Python e R

E se você não viu fique atento pois o Kernel 5.6 encessou o suporte. Você deve mudar para uma versão LTS ou pular para o Kernel 5.7. 

Acaba suporte ao Linux Kernel 5.6

Está procurando um notebook que já venha com Linux instalado? As opções são várias e estão chegando mais. É o caso do Dell XPS 13 Developer Edition com o Ubuntu 20.04 LTS. Tem ainda o Laptop Oryx Pro Linux da System76. Ele foi lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia. 

Outra distribuição que passa a vir pré-instalada é o MX Linux. Ela está presente nos computadores da empresa britânica Star Labs. 

E o PC Linux Librem Mini da Purism está pronto para envio a clientes em todo o mundo

Laptop Oryx Pro Linux da System76 lançado com firmware de código aberto e gráficos Nvidia

Notebook Dell XPS 13 Developer Edition Linux está disponível com Ubuntu 20.04 LTS

 

E não deixe de se inscrever grátis no curso de cibersegurança que está sendo oferecido pela Check Poin na plataforma Coursera. São cursos para quem está começando ou quer se especializar na área. Tudo de graça.

Check Point e Coursera oferecem cursos grátis de capacitação em cibersegurança

Se quiser mais informações e dicas de programas, tutoriais e muita coisa do mundo da tecnologia e open source, acesse nossa página: www.sempreupdate.com.br. Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. E participe de nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate.