in

Confira o terceiro Podcast do SempreUpdate

Ouça e veja os principais destaques da semana.

Confira o terceiro Podcast do SempreUpdate

Olá, estamos de volta com nosso podcast semanal e as principais notícias da semana no mundo Linux. Confira o terceiro podcast do SempreUpdate.

Então, ouça nosso terceiro podcast com a narração de Rodrigo Leutz e mixagens de Leonardo Santana:

Ubuntu Deepin

No mundo Linux temos alguns destaques importantes, entre eles, a chegada do novo Ubuntu Remix DDE. Só a versão beta teve mais de 50 mil downloads. O sistema une a força do Ubuntu com a beleza do Deepin. Esta é a versão 20.04 LTS que já chegou fazendo sucesso mas que ainda não é um sabor oficial.

Lançamento do UbuntuDDE 20.04 LTS: fusão do Ubuntu e Deepin Desktop está pronta

E a distribuição Manjaro continua ampliando mercado e chegando a mais computadores de forma pré-inslada. O sistema virá em laptops da empresa Star Labs, que já fornece notebooks com Ubuntu e Linux Mint.

Manjaro Linux agora disponível pré-instalado em laptops Star Labs Linux

Outra novidade diz respeito ao Ubuntu Studio que trocou o desktop Xfce pelo KDE. A equipe diz que vai trabalhar junto com a equipe do Kubuntu. A troca foi justificada pela melhor performance de mais recursos modernos do KDE. Veja tudo em nosso site.

Ubuntu Studio 20.10 troca o Xfce pelo KDE Plasma

E o Tails 4.6 adiciona suporte a chaves de segurança USB U2F. A distro para navegação anônima teve uma importante atualização. Quem também teve atualização foi o Clonezilla Live 2.6.6 lançado com ferramentas novas e Kernel 5.5E. Quem também acaba de chegar é o Sparky Linux 2020.05 anunciado com o Kernel 5.6.7.

Você confere tudo lá em nosso site.

Clonezilla Live 2.6.6 lançado com ferramentas novas e atualizadas

Tails 4.6 adiciona suporte a chaves de segurança USB U2F

Sparky Linux 2020.05 anunciado com o Kernel 5.6.7

E tem até malware para Linux. O popular pesquisador de segurança MalwareMustDie e os especialistas do Intezer Labs detectaram um novo malware chamado Kaiji, que está alvejando dispositivos IoT através de ataques de força bruta SSH. O código malicioso foi projetado para direcionar servidores baseados em Linux e dispositivos da Internet das Coisas (IoT) e usá-los como parte de um botnet DdoS.

Kaiji, um novo malware para Linux

E quem está precisando de uma grana pode tentar invadir o Azure Sphere Linux IoT da Microsoft. A empresa oferece até US$ 100.000 para hackers de prêmio. Os pesquisadores precisam enviar um formulário de inscrição antes de 15 de maio de 2020.

Microsoft oferece até US$ 100.000 para hackers que invadirem o Azure Sphere Linux IoT

Enquanto a própria Microsoft se rende cada vez ao Linux, os usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux. Dados do NetMarketShare mostram o Windows 10 perdendo espaço para concorrentes diretos. A queda chegou a 2% entre março e abril deste ano. Esse vazio foi preenchido pelo macOS da Apple, que teve um aumento de 0,8% na participação de mercado durante o mesmo período. No entanto, o que é surpreendente é que a participação no mercado de desktop das distribuições Linux aumentou 1,5%, quase o dobro da do macOS. Veja os detalhes lá no nosso site.

Usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux

E quer um Linux com a cara do Windows? Conheça o Linuxfx 10 WXS LTS lá no nosso site.

Linuxfx 10 WXS LTS – um Linux com aparência do Windows

Enquanto isso, o famoso serviço de streaming e IPTV Popcorn Time teve bloqueado seu repositório no GitHub após denúncia da Motion Picture Association, Inc. (MPA). A Motion Picture Association representa interesses dos principais estúdios de televisão dos EUA e possui direitos exclusivos para exibir muitos filmes e programas de televisão. Eles acusam o programa de fomentar a piratartria de filmes e conteúdos de TV.

Popcorn Time é bloqueado após queixa

O sistema operacional móvel postmarketOS, baseado em Linux, agora já suporta pelo menos 200 dispositivos móveis. Esta é uma notícia importante, visto que poderemos ter um concorrente de peso para os dominantes iOS e Android. O postmarketOS usa principalmente o software KDE. Grandes marcas de smartphones suportam o sistema, inclusive o Iphone 7 e Iphone 7 Plus.

postmarketOS já suporta 200 dispositivos móveis

Mas será que o Google, líder absoluto está preocupado com isso? Por enquanto, a empresa está focada totalmente no lançamento do Android 11 e acaba de chegar o Android 11 Developer Preview 4. Assim, o Google lançou de surpresa a quarta prévia do desenvolvedor do Android 11. No lugar desse preview 4 era esperada uma versão beta.

Google lança Android 11 Developer Preview 4

Ainda no mundo dos telefones, tem novidade sobre o smartphone da Microsoft com Android da Microsoft a ser lançado este ano. Esse processo está atrasado devido à crise do coronavírus. o telefone Android Surface Duo chegará este ano, mas sem uma data definida.

Espera-se que o telefone Android da Microsoft seja lançado este ano

Ainda em relação ao Google e ao Android, a novidade é o Google Lens que agora pode ajudar você a pronunciar as palavras que traduz.  Finalmente, o Lens agora pode ajudá-lo a descobrir conceitos que você não entende.  o Google Lens já ajuda você a pesquisar coisas por meio de imagens, o que é útil se você quiser saber qual é um tipo específico de planta ou como é chamada uma estátua. Agora, porém, ele está recebendo alguns novos recursos para ajudar você a ser mais produtivo: o Google Lens agora ajuda você a pronunciar as palavras. Leia mais em nosso site.

Google Lens agora pode ajudar você a pronunciar as palavras que traduz

Também temos novidades em relação ao GitHub.

Notícias boas e ruins. Primeiramente, um hacker alega ter violado repositórios privados do GitHub da Microsoft. O indivíduo disse que baixou 500 GB de projetos privados. Ele alega ter tido acesso total aos repositórios ‘Private’ da gigante do software ainda no final de março. o hacker ofereceu 1 GB de arquivos em um fórum de hackers para membros registrados usarem ‘créditos’ do site para obter acesso aos dados vazados. Alguns dos arquivos vazados contêm texto em chinês ou referências a latelee.org. Assim, outros hackers no fórum não acreditam que os dados sejam reais. No geral, pelo que foi compartilhado, não parece haver nada significativo para a Microsoft se preocupar, como o código-fonte do Windows ou do Office.

Hacker alega ter violado repositórios privados do GitHub da Microsoft

Por outro lado, a Microsoft disponibilizou novas ferramentas de colaboração do GitHub. A Microsoft adiciona dois novos betas para verificação de código e verificação secreta.Em conjunto com o evento virtual GitHub Satellite de 6 de maio, a Microsoft anunciou algumas novas ferramentas de colaboração do GitHub (primeiro na versão beta). As novas ferramentas incluem: GitHub Codespace, GitHub Discussions; varredura de código e varredura secreta; e novas ferramentas de colaboração para instâncias privadas do GitHub.

Códigos do Windows e Office vazados?

E um site confirma que vazou o código fonte do Windows, Microsoft Office e Azure!

Ao todo, um hacker conseguiu ter acesso a dezenas de gigas do código fonte desses três importantes recursos da empresa. O ZDNET confirma que o vazamento não foi de apenas 63.2 GB, e sim de 500GB! Neste momento engenheiros da Microsoft estão analisando o prejuízo! O Hacker comprovou o vazamento em imagens que você confere em nosso site.

Vaza código fonte do Windows, Microsoft Office e Azure!

Microsoft disponibiliza novas ferramentas de colaboração do GitHub

Firefox 76

E o navegador Firefox 76 chegou com um novo O gerenciador de senhas. Ele informa quando um site sofreu uma violação de segurança.

  • Há uma grande número de melhorias de segurança nos logins de contas e gerenciamento de senhas;
  • aprimoramentos contínuos de vídeo Picture-in-Picture;
  • suporte para worklets de áudio para processamento de áudio mais avançado;
  • implementação contínua da funcionalidade WebRender;
  • aprimoramentos de segurança;
  • e uma variedade de outros aprimoramentos.

Links para download e mais detalhes sobre o Firefox 76 podem ser encontrados no nosso site.

Gerenciador do Firefox informa quando você usa senhas vazadas

China e EUA

A disputa entre Estados Unidos e China chega a outro nível. Depois de muita polêmica com a gigante Huawei, os EUA se rendem e concordam em trabalhar com a Huawei no 5G. Os EUA foram colocados em desvantagem e precisaram se inir à chinesa. O Departamento de Comércio dos EUA está perto de aprovar uma nova regra que permitiria às empresas dos EUA trabalhar com a Huawei Technologies da China na definição de padrões para as redes 5G de próxima geração. A medida significa que, embora o governo dos EUA esteja oficialmente tentando esmagar a Huawei com falsas acusações de espionagem, está ciente de que o desenvolvimento do 5G não pode continuar sem a fabricante chinesa de telefones.

EUA se rendem e concordam em trabalhar com a Huawei no 5G

AMD

AMD confirma que os chipsets X570 e B550 suportarão a arquitetura Zen 3 de próxima geração. A AMD disse que haverá inevitavelmente um momento em que eles terão que fazer uma transição.A AMD confirmou que seus processadores de desktop AMD Ryzen de última geração, que utilizarão a arquitetura Zen 3, serão compatíveis com as placas-mãe AMD X570 e B550. Detalhes em nosso site.

AMD confirma que os chipsets X570 e B550 suportarão a arquitetura Zen 3 de próxima geração

Já a MediaTek detalha o Helio G85 focado em jogos móveis de alto desempenho. O Helio G85 é uma variante atualizada do Helio G80 e visa oferecer uma experiência de jogo móvel de alto desempenho com um pequeno orçamento.

MediaTek detalha o Helio G85 focado em jogos móveis de alto desempenho

Dicas, tutoriais e reviews da semana

Veja também em nossos tutoriais, Como instalar o Authenticator, autenticação em dois fatores, no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! O Authenticator é um aplicativo criado pelo GNOME para garantir total segurança em suas autenticações!

Como instalar o Authenticator, autenticação em dois fatores, no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

E que tal aprender a programar em python no Minecraft com seu filho durante a pandemia? Dá para estimular o interesse em programação nas crianças.

Durante o isolamento, programe em python no Minecraft com seu filho

Veja também Como instalar o VMware Workstation no Ubuntu 20.04 LTS. Iremos mostrar um passo-a-passo de como instalar o VMware Workstation.

Como instalar o VMware Workstation no Ubuntu 20.04 LTS

Outro tutorial mostra como utilizar o Microsoft Teams no ambiente escolar de uma maneira bem simples.

Como utilizar o Microsoft Teams no ambiente escolar

Também temos reviews do Ubuntu 18.04.4 LTS em 2020! e nova distro Ubuntu 20.04 LTS.

Review do Ubuntu 20.04 LTS confira nossa avaliação

 

Review do Ubuntu 18.04.4 LTS em 2020!

Veja ainda como deixar o LibreOffice e o Firefox em português em várias distribuições Linux.

Como deixar o LibreOffice e Firefox em Português no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados!

E conheça o Projeto que leva Microsoft Office ao Ubuntu 20.04. Isso é feito em contêiner, sem nuvem ou outro recurso. o Microsoft Office é executado em um contêiner no Linux, e é um aplicativo completo sendo executado localmente, sem nenhum aplicativo da web ou poder da nuvem.

Projeto leva Microsoft Office ao Ubuntu 20.04

Tudo isso e muito mais estão em nosso site www.sempreupdate.com.br. Participe de nosso grupo do Telegram @sitesempreupdate. Até nosso próximo encontro.